O boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul publicado às 18h desta quinta-feira (02) confirma 12 mortes em decorrência da chuva em cidades da Serra. A maior parte dos casos ocorreu devido a deslizamentos de terra registrados em diferentes municípios da região. Além desses casos, até o momento, apenas uma vítima de São Vendelino não está na contagem oficial divulgada pela Defesa Civil.
Os casos mais recentes foram registrados nesta tarde, em Bento Gonçalves, Canela e Caxias do Sul. As três primeiras mortes foram confirmadas na noite de quarta-feira (1º), em Boa Vista do Sul e Serafina Corrêa.
Bento Gonçalves
Um homem de 71 anos morreu nesta quinta-feira após a casa onde morava com a esposa ser atingida por um deslizamento de terra. O corpo de Luiz Carlos Schutkovski foi encontrado por volta das 14h, na região de Vale Aurora, no interior da cidade. Até o momento, esta é a primeira morte registrada em Bento Gonçalves suspeita de estar relacionada a chuva que atinge o Rio Grande do Sul.
Boa Vista do Sul
Um casal morreu nesta quarta-feira (1º), após um deslizamento de terra que ocorreu no interior da cidade. O caso aconteceu por volta das 19h30min na comunidade de Linha Carolina Alta. Paloma Melo da Silva, 25 anos, e Andrigo Oliveira de Ávila, 25, estavam voltando do trabalho, do lado de fora de um carro, quando houve a queda de barreira. Eles deixam dois filhos pequenos.
Canela
Outro casal também foi vítima de um deslizamento, nesta quinta-feira, em Canela. A casa onde eles estavam foi arrastada após uma queda de barreira. O caso aconteceu na localidade de Rancho Grande, na zona rural da cidade. Os corpos de José Alzemiro de Moraes, conhecido como Mirinho, e de Marina de Brito de Moraes foram encontrados em meio aos escombros no início da tarde.
Caxias do Sul
Um homem morreu soterrado dentro de casa, no bairro Galópolis. Leandro Fortes Carvalho, 53 anos, foi encontrado nesta quinta-feira. Morador de Caxias, o homem era natural de Santa Maria. Pela manhã, um deslizamento de terra atingiu o local, deixando sete pessoas desaparecidas.
Gramado
Quatro pessoas morreram soterradas na manhã desta quinta-feira. Três mortes foram confirmadas na Linha Pedras Brancas, onde quatro casas foram arrastadas pela terra. A outra morte foi registrada na Linha 28.
Serafina Corrêa
O município contabiliza duas mortes registradas nesta quarta e quinta-feira. O caso mais recente ocorreu pela manhã desta quinta, quando o corpo de um homem foi encontrado no bairro Alto Paraíso. Juan Falcon Barrios, 31 anos, morreu soterrado nos escombros da casa onde morava. Na noite de quarta-feira, o corpo de Inpídio Capra, 55 anos, foi encontrado na Avenida Vinte e Cinco de Julho, região central da cidade, por volta das 21h. O corpo foi encontrado após o alagamento da região baixar.
São Vendelino
O corpo de José Adair Oliveira, 47 anos, foi encontrado na tarde desta quinta-feira. O homem estava desaparecido após um deslizamento de terra às margens da RS-122, que ocorreu na última terça-feira (30). O filho do homem, Wagner Oliveira, 22, permanece desaparecido. Pai e filho estavam juntos quando houve a queda de barreira na região.
São Vendelino é, até o momento, o único município da Serra onde a morte confirmada não está sendo contabilizada pela Defesa Civil como vítima em decorrência da chuva.