A solidariedade não tem fronteiras quando existe a vontade de ajudar o próximo. Durante o final de semana, a comunidade senegalesa de Caxias do Sul organizou doações para as pessoas afetadas pela enchente e pela forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul.
Representados por Habib Diallo, Abdou Ciss e Dara Diop, um grupo de cerca de 50 senegaleses reuniu doações para serem encaminhadas ao ponto de coleta no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida. Acompanhados do diretor de fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto, os três levaram oito sacos grandes de doações até o Seminário, nesta segunda (6).
— Somos um grupo de senegaleses que mora aqui faz bastante tempo, tem gente que mora há 10 anos, por exemplo. O povo de Senegal é um povo que sempre se ajuda. Quando tudo aconteceu, um amigo meu me ligou e perguntou "por que nós não juntamos umas coisas para fazer nossa parte?". Mesmo que não tenha muita coisa, mas pelo menos dá uma ajudinha, porque se você mora em um lugar, se acontecer alguma coisa no lugar, você faz parte, né? — diz Diallo.
Em um grupo nas redes sociais, Diallo, Ciss e Diop avisaram que estariam recolhendo os donativos até a manhã desta segunda-feira e que quem quisesse contribuir poderia combinar diretamente com eles.
— Tem de tudo. Tênis, roupas, tem um pouco de comida... Isso é de todos os senegaleses que moram em Caxias, toda nossa comunidade — explica Ciss.
— A gente ficou muito feliz por fazer parte dessa doação. Só de entrar aqui (no Seminário Nossa Senhora Aparecida), você fica feliz, porque o humano é assim, um tem que ajudar o outro, daí isso vai para frente — resume Diallo.
Quem quiser contribuir com doações aos afetados pela chuva no Estado, pode entregá-las nos pontos de arrecadação na sede da Fundação Caxias, na Rua Sarmento Leite, 2.189, no bairro Rio Branco, e o Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Rua Ivo Remo Comandulli, 897 (descida dos pavilhões da Festa da Uva). O horário é das 8h às 17h.