Um dia após ter uma ponte levada pela força do Arroio Barramansa, na área central, Santa Tereza segue contabilizando transtornos em função da chuva dos últimos dias. Além dos danos na infraestrutura, a Defesa Civil da cidade está retirando famílias de casa devido ao aumento constante no nível do Rio Taquari. Desde esta terça-feira (30) a cidade também está com todos os acessos bloqueados.
De acordo com Jader Amaral Becker, coordenador da Defesa Civil do município, ainda não há dados de quantas famílias saíram de casa até agora. Ele chama a atenção, porém, para a necessidade de auxílio para a desobstrução das estradas.
— Já removemos boa parte das famílias, porém estamos ilhados aqui no município. O que nós precisamos é de máquina nas estradas, na RS-444 (que liga Santa Tereza a Bento Gonçalves pelo Vale dos Vinhedos) — relata.
Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, várias barreiras caíram nas rodovias, sendo uma de grande porte. Por volta das 10h30min, o nível do Rio Taquari estava em 13,11 metros e atingiu a cota de inundação de 15 metros pouco mais de uma depois.
Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra, a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, também relatou estragos no interior, também com obstrução de estradas.
— Além de toda essa situação ocasionada por deslizamentos e obstruções. Também já começamos, no início da tarde, a remoção das famílias, bem como dos pertences. Nós fizemos uma mobilização buscando com empresas que possuem caminhões baús, só que infelizmente alguns não conseguiram chegar por conta destas barreiras. Tiveram que retornar às suas cidades de origem. Começamos, então, a utilizar o que nós tínhamos dentro do município e conseguimos praticamente remover já mais de 80% das famílias e dos pertences — afirma a prefeita.
Gisele relatou ainda que existem caminhos alternativos às localidades de Linha José Júlio, Linha Bento e outras comunidades afetadas pela queda da ponte na área central. No entanto, parte delas estão sem acesso também por quedas de barreira.
— Algumas têm acesso por Monte Belo do Sul. Nós não conseguimos chegar com as máquinas, mas hoje, se o tempo permitir, iremos começar esse trabalho de desobstruir as vias — prevê.