Desde esta terça-feira (14), a comunidade do distrito de Vila Cristina, uma das mais afetadas pelos deslizamentos de terra em função da chuva em Caxias do Sul, passou a ter atendimentos de saúde em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) provisória, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min.
O prédio que abrigava a UBS do distrito alagou com o alto volume de chuva nas últimas semanas. Em função disso, a prefeitura buscou um local para atender emergencialmente a população e a igreja cedeu o espaço. A UBS provisória oferece serviços de distribuição de medicamentos não controlados, com receita médica, e acolhimento com equipe de enfermagem. Por enquanto, não há a realização de consultas médicas. No local, também não há vacinação. Não é necessário agendar horário.
De acordo com Joel Michel da Silva, pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus em Caxias do Sul, quando soube que a prefeitura procurava um local para abrigar a UBS do distrito, ofereceu o espaço para auxiliar a comunidade num momento sensível:
— Nosso objetivo é atender o povo, né? Especialmente, a comunidade onde a gente está instalado, como ali em Vila Cristina. A gente se sente útil em poder prestar um serviço para aquele povo que está precisando, proporcionar um pouco de alívio para aquele povo — explica.
A UBS provisória, na Assembleia de Deus, fica na Rua Luiz Carlos Fagundes, 124, em Vila Cristina.
Atendimento psicológico
Desde a última segunda-feira (13), a prefeitura de Caxias iniciou atendimento psicológico para as comunidades de Galópolis e Vila Cristina. A iniciativa de proporcionar o atendimento para essas UBSs se deu em função do sofrimento emocional vivenciado pelos moradores dessas comunidades, segundo a diretora da Rede de Atenção Psicossocial, Marina Guerra. O agendamento pode ser feito presencialmente ou com os agentes comunitários de saúde.