Com a interdição do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, até pelo menos o final do mês, o Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, conta com 14 novas frequências de voos comerciais semanais. Desde a sexta-feira (10), a companhia Latam iniciou uma nova operação diária para Guarulhos, em São Paulo, com pouso em Caxias às 11h30min e decolagem às 12h35min. Já nesta terça-feira (14), começou a operar um voo da Gol para Congonhas, na capital paulista, com chegada a cidade da Serra às 17h35min e saída às 18h50min (confira todos os voos abaixo).
Para suprir toda essa demanda, 11 novos funcionários enviados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estão trabalhando de forma temporária no Hugo Cantergiani, segundo o secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), de Caxias, Alfonso Willembring Júnior. Esses profissionais vieram de diversos outros estados e passaram por um treinamento antes de iniciar as atividades. Até então, o aeroporto contava com oito colaboradores.
— A gente tinha uma demanda e conseguíamos atender. De uma hora para outra, com a chuva, surgiu esse impacto. No domingo (no dia 5 de maio), a gente recebeu mais de 60 voos extras (somando as doações e atendimentos de resgates) — diz o diretor do aeroporto Hugo Cantergiani, Maurício D'Ávila.
Segundo ele, esse crescimento no movimento começou já no primeiro final de semana de maio. Antes da interdição do Salgado Filho circulavam diariamente mil pessoas pelo terminal, número que agora chega a 2,5 mil pessoas, e em alguns dias supera as 3 mil pessoas — somando pessoas que realizam viagens entre aviação geral, executiva, militares e de saúde.
D'Ávila acredita que o terminal está dando conta de suprir a demanda, mas ressalta que há possibilidades para melhorar:
— Mudou muita coisa (na rotina), ainda temos muita coisa a melhorar aqui no aeroporto, a infraestrutura é limitada.
Na manhã desta terça, o movimento era intenso no Hugo Cantergiani. Encontrar um lugar para sentar para esperar abrir a fila de embarque era uma das tarefas mais complexas. O casal Elaine e Octávio Metz, moradores de Estrela, deixaram a cidade natal em virtude da chuva e pela preocupação dos filhos, mesmo que a casa deles não tenha sido afetada. Após terem ficado cerca de 10 dias na casa da filha em Garibaldi, se preparavam para viajar a São Paulo, onde ficarão por aproximadamente 15 dias na casa de outro filho. O voo deles, inicialmente, estava previsto para sair do Salgado Filho.
William Oliveira e Crislaine Caciamani estavam no aeroporto nessa manhã, esperando para viajar para Porto Seguro, na Bahia. Eles também tinham um voo marcado para sair do Salgado Filho, com destino a Guarulhos, nesta terça. No entanto, foi preciso remanejar a saída. A viagem deles já estava agendada desde o ano passado.
— Em um primeiro momento teria sido cancelado (o voo), aí foram conversando e conseguiram trazer para cá (Caxias), e estamos indo. Eu já viajei uma vez (do Hugo Cantergiani), mas faz muito tempo, e na época não vi nem perto o que está hoje (o movimento) — explica Oliveira.
Estabelecimentos percebem a clientela dobrar
Evelyn Karina Magalhães Pessoa, gerente da Via Qualita Expess, único espaço de alimentação instalado dentro do aeroporto Hugo Cantergiani, acredita que o fluxo de clientes no local tenha dobrado nos últimos dias. Para atender melhor os passageiros e mantê-los confortáveis diante de tudo que está acontecendo, ela destaca que o atendimento no espaço foi qualificado:
— A gente até queria que esse movimento maior, só não por isso que está acontecendo — lamenta Evelyn.
Os sócios Rodrigo da Costa e Leandro Lino são proprietários da Prime Serra Store, localizada na Avenida Salgado Filho, na frente do aeroporto. Eles também notaram que o fluxo de clientes dobrou nos últimos dias. Recentemente eles também adquiriram o Airport Restaurante, que fica ao lado. Em ambos os empreendimentos o movimento cresceu.
— O aeroporto ainda não disponibiliza de uma área VIP, então acabamos dando suporte nessa questão dos almoços, lanches, refeições, vinhos e bebidas — detalha Lino.
Voos no Hugo Cantergiani
Gol
- Chegada às 12h20min no Hugo Cantergiani e saída às 13h para Congonhas;
- Chegada às 17h35min no Hugo Cantergiani e saída às 18h50min para Congonhas.*
Azul
- Chegada às 14h40min no Hugo Cantergiani e saída para Campinas às 15h30min.
Voepass
- Chegada às 15h35min ao Hugo Cantergiani e saída às 16h25min para Guarulhos.
Latam
- Chegada às 10h30min ao Hugo Cantergiani e saída às 11h15min para Congonhas (não opera nas terças-feiras e aos sábados);
- Chegada às 11h30min ao Hugo Cantergiani e saída às 12h35min para Guarulhos.*
* Novos voos anunciados recentemente