As chuvas que castigam o Rio Grande do Sul interditaram, pelo menos até o dia 30, as operações no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Com isso, o Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, se tornou o maior aeroporto ativo do Estado, com grande aumento no fluxo de pousos e decolagens - parte dos voos de ajuda humanitária foram direcionadas para a Serra. Diante da situação, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) flexibilizou as medidas cautelares emitidas contra o aeroporto em novembro de 2023. Ainda no ano passado, vistorias do órgão encontraram irregularidades na prevenção de incêndio, na pista e na operação do Hugo Cantergiani. Na prática, elas não paralisaram as funções do aeroporto, só proibiram ampliações.
— A Anac suspendeu por 30 dias as medidas cautelares. Alguns dos problemas encontrados nas vistorias já foram solucionados, dentre eles a instalação de equipamentos de proteção de incêndio e ampliação da sinalização que dá visibilidade para a pista — afirmou o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias, Alfonso Willembring Júnior, durante entrevista para a Gaúcha Serra na manhã desta terça-feira (14).
Ainda de acordo com Willembring, o fluxo diário no aeroporto aumentou 278%: o número de operações de voos comerciais, particulares e do aeroclube que eram feitas até o começo do mês passou de 14 para 53 com a chegada de donativos.
O secretário afirma que, temporariamente, trabalham em Caxias do Sul 11 profissionais de outros estados, como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Eles atuam em operações de pista e na manutenção de equipamentos. Equipes do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe) também estão alocadas no aeroporto para coordenar a logística de mantimentos para o Estado, segundo Willembring. Outra medida tomada diante ao aumento do movimento foi a solicitação, junto ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), em Curitiba (PR), reforço no controle e planejamento aéreo. Normalmente, segundo Willembring, a torre de Porto Alegre é quem comanda o tráfego de aeronaves durante o voo para se aproximar ou decolar de Caxias. Porém, com o fechamento do Salgado Filho, o Cindacta II, que regula o tráfego na região sul do país, assumiu o controle.