Desde a manhã desta segunda-feira (6), aviões e helicópteros de diferentes lugares do país estão aterrissando no Aeroporto Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul, com doações para vítimas da chuva que atinge o Rio Grande do Sul. Somente pela manhã, cerca de 20 aeronaves pousaram no local e, para a tarde desta segunda, são esperados para as 16h um avião do cantor Gusttavo Lima, também com insumos, e para as 17h30min um avião de cargas da Gol, com cerca de seis toneladas de doações.
De acordo com o diretor do aeroporto, Maurício D’Ávila, o aeroporto está vivenciando uma “operação de guerra” devido à grande quantidade de aeronaves chegando e saindo. As cargas, que estão sendo catalogadas pelo Exército Brasileiro em um hangar para depois serem enviadas para as cidades afetadas, são de medicamentos, roupas, colchões, alimentos, produtos de higiene e outros itens.
Até o momento, não há informações ou previsão de que as operações das companhias aéreas do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que está fechado, tracem rotas para embarque e desembarque em Caxias.