A 10 dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, em 31 de maio, nenhum dos principais municípios da Serra atingiu, pelo menos, 50% da cobertura vacinal dos grupos prioritários. O levantamento do Pioneiro levou em consideração as cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos e Vacaria.
A imunização foi aberta no dia 25 de março, inicialmente para grupos prioritários, como crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua e idosos. Pessoas com condições clínicas que as tornam com maior risco de agravamento ou óbito pela doença. No dia 1º de maio as doses foram disponibilizadas para toda a população a partir dos seis meses de idade — mesmo com a ampliação, a adesão ainda é considerada baixa.
Em Caxias do Sul, conforme os dados mais recentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apenas 39,93% do grupo prioritário foi vacinado contra a gripe. A maior adesão é dos povos indígenas (162%), seguido pelo idosos (44,18%), crianças (29,95%), gestantes e puérperas (19%).
Para facilitar o acesso da população à dose e, consequentemente, para aumentar o número de vacinados, a prefeitura ampliou para até as 20h o horário de imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê — anteriormente, o serviço era até as 18h nesses locais.
A diretora técnica da Vigilância Epidemiológica, Magda Beatris Teles, diz que a ampliação no atendimento ocorre em um momento em que há aumento de internações hospitalares e também pelo cenário provocado pela chuva, com pessoas desabrigadas e desalojadas.
— O índice correto deveria ser 90% — sinaliza Magda.
Das cidades contatadas pela reportagem (veja mais abaixo), Vacaria é a que apresenta maior cobertura nos grupos prioritários (44%). Os idosos (47,5%), seguidos pelas crianças (39,25%), foram os que mais receberam o imunizante desde o dia 25 de março.
— Todos sabemos que as doenças respiratórias são as grandes causas de internações hospitalares e até de mortalidade. Então, a vacina é muito importante nesse sentido, prevenindo as internações e o agravamento destas doenças — ressalta o secretário da Saúde de Vacaria, Silvandro Porto da Fonseca.
Para quem ainda não obteve a imunização, a campanha contra a gripe segue até o dia 31 de maio para todas as pessoas acima dos seis meses de idade.
Cobertura vacinal em grupos prioritários*
- Caxias do Sul: 39,93%
- Bento Gonçalves: 37,23%
- Farroupilha: 38,33%
- Flores da Cunha: 35,38%
- São Marcos: 36,96%
- Vacaria: 44%
*Dados entre os dias 20 e 21 de maio.
A influenza
- A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade. Os casos podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito.
- É uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais em humanos.
- Além disso, o vírus influenza A encontra-se especificamente associado a eventos pandêmicos, como o ocorrido em 2009 com a pandemia causada pelo influenza A (H1N1)pdm09.
A vacina
- As vacinas usadas na campanha nacional pelo SUS são trivalentes, contando com uma combinação de três tipos (cepas) de vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.
- O esquema vacinal é em dose única, a não ser para as crianças menores de nove anos que nunca fizeram essa vacina, devendo receber duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde.