Está confirmada a 145ª Romaria de Caravaggio, em Farroupilha, no próximo final de semana, dias 25 e 26. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (21). Mas, devido aos problemas ocasionados pelas chuvas, o atendimento aos peregrinos terá mudanças: a principal delas é o efetivo menor da Brigada Militar (BM), da Polícia Rodoviária Estadual e dos Bombeiros — as equipes têm como prioridade atender as pessoas atingidas pelas enchentes. Por isso, o Santuário contratou uma empresa privada para reforço na segurança e organização dos estacionamentos. Além disso, instalou 38 câmeras de segurança pelo espaço.
A organização também fez um alerta para perigos na estrada: o caminho de Caxias até o Santuário sofreu com a chuva da semana passada e, logo após a ponte da Busa, na Estrada Luiz Victório Galafassi, em função de um desmoronamento, o trecho estará parcialmente interditado, com barro na pista.
— Eu não tenho como garantir que não vai desmoronar nada. Mas, a gente está trabalhando para amenizar os impactos e limpar a estrada. Quem não se sentir confortável de vir caminhando, pode assistir a programação pelas redes. É para usar o livre arbítrio nesse momento — afirma Fabiano Feltrin, prefeito de Farroupilha.
Os demais trajetos, vindos de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e outros municípios vizinhos também estão liberados.
As missas, em ambos os dias, acontecem de hora em hora entre 6h e 17h. As celebrações serão transmitidas pelas redes sociais e site do Santuário.
As rodoviárias de Caxias do Sul, Farroupilha e Bento já estão vendendo as passagens para o Santuário — cerca de 140 ônibus estarão disponíveis. No sábado e domingo, haverá venda de passagens no pátio do Santuário e no ponto de apoio aos peregrinos, com possibilidade de pagamento em cartão, Pix e dinheiro. O reitor do Santuário, Ricardo Fontana, afirmou que houve investimentos na internet para facilitar as formas de pagamento dos fiéis, além de investimentos para o abastecimento de água.
O espaço também será ponto de arrecadação de doação de alimentos e kits de higiene pessoal. A expectativa da organização é de um público de 100 mil pessoas por dia.