Em fase final de obras, que tiveram início em dezembro, a rotatória da Rua Bortolo Zani com a Rua Luís Scopel, no acesso ao bairro Bela Vista, terá ajustes após a desapropriação de dois terrenos do entorno. O decreto de utilidade pública em regime de urgência foi publicado na última segunda-feira (15).
As modificações vão permitir suavizar a curva à direita para os veículos que trafegam pela Bortolo Zani no sentido bairro-centro e acessam a nova rotatória. Atualmente, a calçada e o terreno vizinhos ao dispositivo formam um ângulo de quase 90 graus junto à faixa de trânsito, o que se torna um obstáculo aos veículos.
O objetivo dos ajustes é remover 30 metros quadrados dos dois lotes junto à rotatória para alargar a via e arredondar o traçado da pista. A implementação depende da finalização dos trâmites de liberação da área.
A construção da rotatória foi possível a partir da desapropriação de um terreno que continha uma casa no cruzamento da Bortolo Zani com a Luís Scopel. De acordo com a secretária do Planejamento de Caxias, Margarete Bender, o complemento já era previsto no projeto, mas foi incluído durante a elaboração dos estudos. Por conta disso, a desapropriação dos terrenos adicionais ainda não havia sido encaminhada.
— Se iniciaram as obras em função do terreno adquirido já estar titulado. O projeto previa a máxima ocupação da área comprada, ainda assim se detectou a necessidade desses outros espaços. Mas não tem casa para ser demolida — explica a secretária.
A rótula foi planejada com o objetivo de facilitar o acesso ao bairro Bela Vista pela Rua Bortolo Zani. Anteriormente, motoristas que trafegavam pela Rua Luís Scopel precisavam cruzar uma das pistas da Bortolo Zani para seguir em direção ao centro. Além de arriscada, a manobra era dificultada em horários de pico, já que depende da cordialidade de outros motoristas. A nova rótula, ainda sem os ajustes, já está liberada para o trânsito.