A Rua Bortolo Zani, uma das principais vias de acesso ao bairro Bela Vista, em Caxias do Sul, recebeu nesta segunda-feira (11) os primeiros trabalhos para a implantação de uma rótula no cruzamento com a Rua Luiz Scopel. O objetivo é que o investimento em infraestrutura melhore as condições de tráfego na entrada e saída do bairro, com aumento na capacidade da via e que ajude a reduzir os engarrafamentos. O valor da obra está orçado em cerca de R$ 400 mil e a previsão de conclusão é fevereiro de 2024.
As intervenções estão sendo executadas pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). Até o fim desta semana, a prefeitura estima que deva ocorrer a retirada do passeio público e a limpeza do local. Em seguida, haverá obras de escavação, drenagem e pavimentação asfáltica. Nesta etapa, os trabalhos não resultarão em bloqueio total, mas a orientação é que os condutores trafeguem com velocidade reduzida e cuidado em função da presença de máquinas e trabalhadores.
De acordo com o projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), a prioridade de circulação será para quem estiver na rótula — como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Desta forma, vai organizar o fluxo de veículos que deseja sair da Luiz Scopel e ir em direção à saída do bairro ou acessar a Bortolo Zani. Para a entrada no Bela Vista, seguirão duas faixas, sendo uma para quem deseja acessar a Luiz Scopel e outra para quem deseja seguir em frente, pela Bortolo Zani.
— É um local com muito trânsito, principalmente no fim da tarde. Por isso, a rotatória vai disciplinar a organização da circulação de quem entra e sai do bairro, permitindo mais fluidez ao utilizar um terreno naquele local — explica o titular da SMTTM, Alfonso Willenbring Júnior.
Para permitir a obra, o município foi autorizado pela Câmara de Vereadores, no ano passado, a permutar uma área de sua propriedade por um imóvel particular para a implantação da obra de mobilidade.
Neste caso, a permuta envolve um terreno do município no bairro Presidente Vargas e outro particular, no Bela Vista, onde haverá a construção da rotatória. Havia um imóvel no terreno, que foi demolido e o terreno será usado para ampliar a capacidade da via.