Morreu nesta quarta-feira (17), em Caxias do Sul, Alziro Antonio Perini, aos 78 anos. Ele foi um dos fundadores do Coral Stella Alpina e era reconhecido no município pela valorização da cultura italiana. Perini estava hospitalizado em função de consequências de um acidente vascular cerebral (AVC) ocorrido em dezembro do ano passado, durante um jantar no interior do município.
Em 2018, Perini recebeu o Prêmio Caxias do Sul, homenagem proposta pelo então vereador Velocino Uez. A entrega da premiação ocorreu na sede da Associação Artística, Cultural e Recreativa Stella Alpina, em São Virgílio da 6ª Légua. O texto da homenagem lembra que Perini cursou até a quarta série e, então, passou a ajudar sua família no cuidado da propriedade onde morava. A paixão pelo canto iniciou ainda na infância. Aos oito anos, se apresentou pela primeira vez, com o grupo da Igreja de Lourdes, no Santuário de Caravaggio.
O atual presidente da associação e amigo de Perini, Guiomar Chies, destaca a importância dele para o Coral Stella Alpina e também sobre como será lembrado:
— Nós estamos recebendo mensagens dos corais de todas as regiões do Estado e alguns dizendo que era um dos melhores tenores que existiam na área do canto coral. Para nós, deixa como legado uma lição de perseverança, de luta em favor da cultura italiana, um constante pesquisador de cantos, de músicas do folclore italiano. Era um símbolo de obstinação em busca da cultura e da preservação dela.
Perini deixa a esposa Geni, os filhos Jaqueline, César e Angélica, netos e demais familiares. O velório ocorre nesta quinta-feira (18) na Igreja de São Virgílio da 6ª Légua. O sepultamento está previsto para as 17h30min, no cemitério da mesma comunidade.