O hábito de um grupo de amigos de reunir-se no salão da comunidade de São Virgílio da 6ª Légua para cantar e passar algumas horas de alegre convívio soma, em 2020, exatos 40 anos. Falamos da Associação Artística, Cultural e Recreativa Stella Alpina, surgida em 1980. E quem dá mais detalhes de toda essa trajetória é seu Guiomar Chies, ligado ao grupo desde 1986 e atual presidente da entidade.
Conforme Chies, os cantos eram aqueles do folclore italiano trazido com os primeiros imigrantes. Com o passar do tempo, o grupo decidiu pela formação permanente e com participações em atos religiosos e sociais em geral. Tanto que, a partir de agosto de 1980,
tiveram início as participações em missas, apresentações de corais e diversos outros eventos.
Flor dos Alpes
Surgido com a denominação Coral de São Virgílio da 6ª Légua. o grupo teve entre os primeiros integrantes os senhores Alziro Perini, Armando Bertoni, Honorino Rossa, Nelson Cechet, Angelo Menegol, Jatir Oss, Valentim Viganó, João Andreis, Dorvalino Cechet e Jones Bertoni.
Conforme recorda Chies, o radialista Evaristo Dal’ Alba convidou o coral para participar da programação da Festa da Uva de 1981.
- Ele sugeriu que o nome fosse alterado para Coral Stella Alpina, lembrando a flor originária
dos Alpes e motivo de várias canções italianas, especialmente do norte, de onde veio a maioria dos imigrantes italianos - conta.
A partir daí, e pelas quatro décadas seguintes, foram centenas de apresentações, três discos gravados no Brasil e um na Itália. Há também uma participação do grupo em um DVD do cantor Délcio Tavares, gravado no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Na foto que abre a matéria, uma das primeiras formações do grupo, em meados da década de 1980. Da esquerda para a direita estão Bortolo Menegol, Angelo Perini, Divino Pissaia, Arnaldo Pastori, Alziro Perini, Luiz Bertoni, Raimundo Sirena, José Demoliner, Armando Bertoni, José Comiotto, João Andreis, Honorino Rossa, Angelo Menegol, Domingos Dal Picol, Ledovino Isotton e Alcides Pissaia.
Leia mais
Os 90 anos de dona Neli Communello Cavalli
Santa Lúcia do Piaí: a trajetória da professora Angelina Corrent Andreis
75 anos juntos: as bodas de brilhante de Agenor e Cecília
Para conter nuvem de gafanhotos em Paraí, em 1947, população fez até promessa na igreja
Trajetória
O estatuto da entidade foi aprovado e registrado em agosto de 1986. Um ano depois, em 1987, era adquirida uma área do senhor Vilson Bortolini, no loteamento hoje situado no bairro São Virgílio - o terreno incluía a base do prédio que havia sido a residência e a cantina de vinho da família Bortolini. A área da casa foi doada. Já o prédio, que estava desabitado, foi restaurado pela associação.
Conforme Chies, o primeiro presidente da entidade foi o senhor Alziro Perini, atuante no cargo até 1989. Na sequência, assumiram Renê Perini, até 2005, e Antenor Viezzer, até 2016. Atualmente, a associação tem Guiomar Chies como presidente, Antenor Viezzer (vice-presidente), Felipe Marchioro (secretário) e Raimundo Sirena (tesoureiro). Já o conselho fiscal é formado por Alziro Perini, Jones Bertoni, Natalicio Gris, Tarcisio Rinaldi, Valmir Susin e Oscar Sartori.
Leia mais
S.E.R. Caxias 85 anos: da Baixada Rubra ao Estádio Centenário
Martha Rocha na Baixada Rubra em 1955
Estádio Alfredo Jaconi: rumo aos 45 anos
Utilidade pública
A Associação Artística, Cultural e Recreativa Stella Alpina, face ao trabalho que desenvolve de preservação e propagação da cultura e pelas suas participações nos mais diversos eventos, foi declarada de utilidade pública pela Lei Municipal nº 8270, de 26 de março de 2018.
Para o aniversário de 40 anos, estavam previstos a edição de um livro sobre a história da entidade - contendo mais de 100 letras de canções italianas - e a gravação de um CD. Os planos, porém, foram postergados em função da pandemia.
Na foto acima, uma das últimas apresentações do grupo, na localidade de Arcoverde, em Carlos Barbosa, em setembro de 2019. A partir da esquerda estão Natalício Gris, Mário Tissot, Vilmar Pasquali, Giovani Negrini, Alziro Perini, Raimundo Sirena, Guiomar Chies, Jones Bertoni, Nilso Vargas e Tarcísio Rinaldi.