Entre fevereiro e março deste ano, os desfiles cênicos da 34ª Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, foram assistidos por 64 mil pessoas que, ao longo da Rua Sinimbu, viram passar cerca de 1,3 mil participantes, entre artistas, figurantes e…uma galinha. Galinha esta que percorreu cinco das seis noites de corso no colo da Sofia Martinotto, de 6 anos, uma coloninha que encantou o público com o amor e cumplicidade demonstrados pela pequena e comportada Cocó.
Embora tenha desfilado com a comunidade do distrito de Santa Lúcia do Piaí, onde a família tem suas origens e mantém uma chácara, Sofia mora com os pais no bairro Bela Vista. No mesmo bairro mora a avó, Marinês Martinotto, e também as galinhas Cocó e Flávia, esta última adotada há cerca de seis meses para fazer companhia ao outro animal (ainda que na casa também residam um cachorro pug, o Timo, e uma calopsita, o Aladin). A história de como Flávia chegou à casa de Marinês ajuda a explicar o amor de Sofia pelas galinhas.
— Foi num passeio da escola a uma propriedade rural em Fazenda Souza (outro distrito caxiense). A Sofia encontrou a Flávia, que estava com a pata machucada, e pediu aos donos para trazê-la para casa. Vieram juntas no ônibus escolar - conta a avó.
Marinês conta ter sido ela quem incentivou a neta a gostar de galinhas, após as primeiras experiências de Sofia com pássaros não terem sido muito positivas:
— A Sofia tinha um passarinho, mas que bicava quando ela queria brincar. Lembrei então que o pai dela (Adriano, filho de Marinês) gostava de brincar com galinhas quando tinha a idade dela, e resolvi fazer o teste. O que eu não imaginava é que ia dar tão certo a ponto delas se tornarem inseparáveis.
Sempre que está na casa da avó, Sofia passa o dia brincando e interagindo com as duas galinhas - especialmente a Cocó, por ser menor e mais fácil de carregar no colo do que Flávia. Não importa o que ela esteja comendo, ela separa um pequeno pedaço para dividir com a galinha. Também no quarto, depois de acordar, vai logo atrás da Cocó para que elas brinquem ou tirem um cochilo antes de levantar para seguir brincando e correndo no pátio.
A participação nos desfiles cênicos, que rendeu muitos pedidos de fotos e vídeos de espectadores encantados com o animal tão pequeno e tão dócil, foi o cumprimento de uma promessa que Sofia fez para Cocó. Isso porque na edição anterior do evento, em 2022, a menina, então com quatro anos, desfilou no carro alegórico com outra galinha que tinha à época, a Princesa.
— A Cocó queria ter desfilado também, mas só tinha como levar uma. Então eu prometi que na próxima eu levaria ela — conta Sofia, acariciando a crista da ave de estimação enquanto a Cocó come na mão dela alguns grãos de arroz cru.