A Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi habilitada para o Professor do Amanhã, programa do governo do Rio Grande do Sul que busca formar novos professores para suprir carências da rede pública de Educação Básica estadual. Ao a faculdade irá ofertar 97 vagas divididas em História, Letras e Matemática, no campus-sede, em Caxias, Ciências Biológicas, em Caxias e no campus de Bento Gonçalves, e Geografia, em Bento.
O programa compra vagas em cursos de graduação em licenciatura em Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES), disponibilizando bolsas de estudos aos alunos selecionados no valor de R$ 800 mensais. Após o fim da graduação, o licenciado terá contrato pelo governo do Estado para atuar na rede pública estadual. Podem fazer parte deste programa pessoas que concluíram o Ensino Médio e ainda não possuem graduação e professores efetivos da rede de ensino do Estado com no mínimo três anos de atuação e sem diploma de graduação.
O processo seletivo da UCS ocorre por meio do vestibular, na redação online, que acontece semanalmente. Ou pelo aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que os candidatos tenham alcançado no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não tenham zerado a redação.