Após cerca de três anos de implementação, a Unimed Nordeste-RS inaugura nesta terça-feira (12) o Centro de Cirurgia Robótica, instalado junto ao Complexo Hospitalar, no bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul. A primeira cirurgia está marcada para a quinta-feira (14), sendo uma herniorrafia inguinal — para tratamento de hérnia — em um procedimento de aproximadamente uma hora e meia.
Nesta segunda-feira (11), a Unimed abriu o Centro de Cirurgia Robótica à imprensa. O robô responsável pelas operações será o Da Vinci X, desenvolvido pela empresa norte-americana Intuitive. O equipamento chegou à Serra em 1º de fevereiro. Além da aquisição dele, também foi investido no simulador Simbionix Robotix Mentor, para preparar os cirurgiões, um sala exclusiva de cirurgia de 60m² e um auditório de 50m². O custo inicial para a implementação foi de R$ 15 milhões.
Coordenadora do Programa de Cirurgia Robótica, a enfermeira Thaís Bordin destaca que, para poder operar com a plataforma robótica, o cirurgião precisa estar certificado, passando por um treinamento de cerca de seis meses, incluindo horas de simulador e aferição de proficiência, além de realizar um número mínimo de cirurgias sob supervisão de um médico instrutor já capacitado.
— Estamos falando de capacitação médica, mas também tem toda uma equipe multidisciplinar para capacitar e treinar. A equipe de enfermagem precisa se preparar, eles fazem cursos online na plataforma Intuitive (empresa que desenvolveu o robô) e depois fazem treinamentos práticos em sala com a empresa. Os médicos passam por todo o processo de protocolo rígido. Precisamos fazer diversas simulações realísticas conforme as cirurgias — explica Thaís.
Segundo a coordenadora, o número de cirurgias aumentará de forma gradativa. Já estão programadas ao menos 15 operações para o primeiro mês, número que deve aumentar até o final de 2024.
O urologista Luis Felipe Zanettini, que esteve na coletiva simulando uma operação, realizará a segunda cirurgia do Centro de Cirurgia Robótica na sexta-feira (15). Para ele, trata-se de um avanço da medicina que traz conforto tanto para o médico como para o paciente.
— É uma cirurgia que está cada vez mais ganhando essa notoriedade, e nós, que viemos de uma formação de cirurgia aberta, vemos na prática os benefícios do paciente, que ficam muito satisfeitos e viram embaixadores da técnica — conta Zanettini.
De acordo com o presidente da Unimed Nordeste-RS, André Leite, a inauguração representa um passo para a medicina na Serra, principalmente pela qualidade dos equipamentos. Ele também destacou que, por ser um processo multidisciplinar, a implementação do Centro foi complexa.
Nesse primeiro momento o Centro de Cirurgia Robótica realizará procedimentos em áreas como a urologia, ginecologia, cirurgia torácica, coloproctologia, cirurgia geral, digestiva, de cabeça e pescoço, entre outras. Essa atuação deverá ser ampliada também para operações de neurocirurgia e ortopedia/traumatologia, incluindo equipamentos de navegação 3D.