A chegada do outono nessa quarta-feira (20) marca uma série de mudanças no clima da Serra. O primeiro dia da estação, que começa à 0h6min, terá máximas entre 29°C e 32°C nas cidades da região. Contudo, na quinta (21) a previsão indica alta probabilidade de tempestades. Depois disso, as temperaturas devem cair drasticamente, sendo que no sábado (23) e no domingo (24) a mínima deverá ser de 15°C. Na última semana de março, as médias sobem novamente, com máximas na casa dos 30°C. No feriadão da Páscoa, o clima se manterá estável, com médias altas.
Em abril, a temperatura seguirá acima do habitual, com ocorrência de chuvas dentro da normalidade. Conforme o meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Murilo Machado Lopes, o cenário é reflexo do El Niño. O fenômeno deverá influenciar o clima até o início de maio.
— Teremos impactos do El Niño ao longo de abril. Depois, ele vai perder força e se dissipar até que tenhamos uma condição de neutralidade. Com isso, a segunda metade do outono, entre maio e junho, terá temperaturas menores. A mudança deverá ser sentida com mais intensidade na Serra – detalha.
Para Lopes, o cenário aponta para um outono típico, com chuvas em toda a região a partir do próximo mês. Em junho, especificamente, há indicativos de pluviosidade abundante, com média total acima do comum em todo o Rio Grande do Sul.
Prognósticos
O Prognóstico Climático Trimestral, elaborado pelo Sistema de Monitoramento e Alerta Agroclimáticos (Simagro), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), também sinaliza chuvas escalonadas entre abril e maio. Confira:
:: Abril: chuva próximo da média na maioria dos municípios, com valores ligeiramente inferiores à média normal nos setores Norte e Noroeste.
:: Maio: previsão de chuva dentro da normalidade na maioria das regiões, com valores abaixo da média nas regiões Norte e Noroeste.
:: Junho: chuva acima da normalidade em todo o Estado.