Antecipadamente em comparação com os outros anos, a vacinação contra a gripe se inicia nesta segunda-feira (25) em todo o país. O aumento da circulação de vírus respiratórios no país faz com que a campanha contra a Influenza comece 15 dias mais cedo em 2024. No ano passado a mobilização nacional se iniciou no dia 10 de abril. Para todo o Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já enviou 480 mil doses da vacina que protege contra a gripe.
Em Caxias do Sul, na maior cidade da Serra, a primeira etapa conta com 17 mil doses. De acordo com Tatiane Fiorio, responsável pela 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (5ª CRS), os imunizantes são distribuídos para as cidades conforme os dados do último censo do IBGE.
— Vamos recebendo mais doses ao longo da campanha. Nesse primeiro momento nos reunimos com todos os secretários municipais de Saúde da Serra para alinhar a programação e atingir a meta de vacinar 90% do público prioritário — explica.
O Dia D da Vacinação está programado para 13 de abril, quando os municípios são orientados a mobilizar as comunidades para que a população procure os postos de vacinação. Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), em 2024 já foram registrados quatro óbitos no Rio Grande do Sul em decorrência da gripe. No mesmo período em 2023 foi registrado apenas um.
Vacinação nominal
Neste ano, os dados da pessoa vacinada serão coletados para o sistema de saúde. Para isso é preciso estar com documento com foto e CPF em mãos. Conforme a secretária de Saúde de Caxias do Sul, Daniele Meneguzzi a medida é uma determinação do Ministério da Saúde.
— Vamos pedir que a população tenha paciência, pois isso poderá gerar alguma demora na aplicação da vacina. Mas é muito importante que todas as pessoas que estão elencadas nos grupos prioritários, compareçam o mais breve possível às unidades para se vacinar — alerta.
Em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Gramado e Vacaria todas as unidades básicas de saúde (UBSs) dos municípios vão disponibilizar as doses. Em Flores da Cunha, a vacinação se concentra no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h.
Quem são os grupos prioritários
- Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades - dos seis meses aos nove anos de idade)
- Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
- Gestantes
- Puérperas
- Professores de todos os níveis
- Povos indígenas
- Idosos com 60 anos ou mais de idade
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das forças armadas
- Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
- Trabalhadores portuários
Onde se vacinar na Serra
Em Caxias do Sul:
Em todas as UBSs, de segunda a sexta, a partir das 7h30min.
Em Gramado:
De segunda a sexta-feira
UBS Floresta: Das 7h30min às 16h, sem fechar ao meio-dia;
ESF Várzea Grande: Das 7h30min às 17h, sem fechar ao meio-dia;
UBS Centro: Das 8h às 16h45min, sem fechar ao meio-dia;
UBS CAIC: Das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min
ESF Pórtico: Das 8h às 11h e das 14h às 16h30min
ESF Jardim: Das 8h às 11h e das 14h às 16h30min
UBS Carniel: Das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min
UBS Piratini: Das 8h às 11h e das 14h às 16h30min
Em Farroupilha:
Em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 11h15min e das 13h às 16h45min.
Em Flores da Cunha:
No Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h.