Uma das pioneiras da dança clássica de Caxias do Sul, Margô Dalla Rosa Brusa, morreu em um hospital da cidade nesta quinta-feira (29) em decorrência de uma parada cardíaca. Professora por mais de 50 anos, fez parte da formação de bailarinos, que inspirados pela paixão de Margô pela dança, seguiram a arte como profissão.
De acordo com a sobrinha e jornalista Gabriela Marcon, Margô passou por um cateterismo de urgência durante a tarde, foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas o quadro se agravou para a parada cardiorrespiratória e ela não resistiu. O corpo da artista será cremado. Ainda não há informações sobre a cerimônia de despedida.
Margô deixa os filhos Katherine e Matheus Brusa, com os quais atuava no Núcleo Artístico Ballet Margô, além de alunos, ex-alunos, amigos e admiradores. A informação da morte da artista foi compartilhada no perfil oficial da escola no Instagram.
Em breve conversa com a reportagem, a bailarina, coreógrafa e professora Sigrid Nora, lamentou a perda da grande amiga, com a qual conviveu e cresceu ao longo dos anos em meio à dança e a cena artística caxiense.
— Não sei o que dizer ainda, estou bastante em choque. É triste demais. Margo, é a própria história da dança de Caxias. Ela fez parte dessa construção, desde lá, quando tudo começou. Essa é uma perda que deixa um grande vácuo, mas ao mesmo tempo deixa um legado com sementes muito potentes e produtivas — afirmou Sigrid.
Conforme a secretária de Cultura do município, Cristina Nora Calcagnotto, Margô foi responsável pela formação de bailarinos de Caxias e diversas outras cidades da Serra, deixando um legado a partir da criação de uma das mais antigas escolas de dança da cidade, fundada em 1982.
— Caxias perde uma grande mestre na área da dança, mas com certeza a memória de Margô vai ser lembrada para sempre por conta da importância do trabalho realizado aqui e em outros lugares. Ela e a escola sempre foram atuantes em concursos, festivais e mostras, Margô era conhecida no país inteiro pela escola de dança de muita qualidade e muita qualidade técnica. Essa perda é uma surpresa triste para todo mundo — lamentou a secretária.