Uma parceria entre o Senac e a Festa da Uva resultou na criação de um jogo alusivo ao evento, que segue até domingo (3), em Caxias do Sul. Resultado de 180 horas de trabalho, o game consiste na simulação da colheita de cachos e grãos de uva para encher garrafas e copos com o suco. O desafio é desviar de outras frutas e objetos, que fazem o participante ser eliminado.
A criação envolveu um programador, um designer e seis integrantes do time de Análise e Administração do Senac, além de representantes da Festa da Uva. Segundo o engenheiro de redes de computadores Rômulo Lobo, que liderou boa parte dos trabalhos de desenvolvimento do game, o jogo da Festa da Uva se destaca por conectar pessoas ao maior evento comunitário do Sul do Brasil.
— Depois de muitos testes, conversas, reuniões e horas de trabalho, entregamos um game completo à população. O projeto foi feito com muito carinho e nos enche de orgulho. Acreditamos no legado da Festa da Uva e, para nós, foi uma honra conduzir um projeto vitorioso como esse — pontua.
De acordo com o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto, o jogo será um legado do evento mesmo após o término.
— Um dos desafios é manter acesa a chama da Festa junto à comunidade local, entre uma edição e outra. Por isso, pensamos em uma ferramenta que acompanhe o público, principalmente crianças e adolescentes, sem prazo de validade — destaca.
Como funciona
De acordo com o professor dos cursos técnicos de programação do Senac Brian Neukamp, é possível acompanhar o desempenho no jogo por meio de ranking disponibilizado após o fim do jogo. Cachos de uva valem 50 pontos, grãos de três a um ponto, enquanto outros objetos fazem o competidor perder vidas.
— Os pontos são gravados após cinco minutos de partida e quando as vidas do competidor terminarem. Também é importante destacarmos que são disponibilizadas 10 vidas a cada partida. Ao final de cada disputa, o jogador saberá a quantidade de garrafas e copos de suco preenchidos — detalha.
Para jogar, basta clicar aqui e acessar a plataforma tanto em computadores e notebooks quanto em celulares. É solicitado um pequeno cadastro, com e-mail, nome de usuário e senha.