Depois de quase seis meses, moradores da Serra poderão voltar a utilizar a ponte que liga São Marcos a Campestre da Serra, no km 95 da BR-116. A estrutura estava interditada por motivos de segurança desde 4 de setembro de 2023, quando foram identificados danos provocados pela chuva que atingiu a região. A ponte passou por obras e, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), técnicos responsáveis pelo trabalho realizaram uma vistoria nesta quinta-feira (22). A liberação total do trânsito está prevista para o fim da tarde de sexta-feira (23).
As obras foram realizadas por empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pelas rodovias federais. Conforme o órgão, ainda quando o projeto do trabalho estava em fase final, a reforma contemplou especialmente os pilares da ponte. A liberação ocorre dentro do prazo previsto pelo órgão.
Entre as três ligações da Serra afetadas por conta da chuva de setembro, a ponte entre São Marcos e Campestre da Serra foi a última a ser restabelecida. Antes, uma balsa foi instalada entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, e moradores financiaram a construção de uma nova ponte em Nova Roma do Sul. A estrutura liga o município a Farroupilha.