O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta (PT), chegou ao auditório do Hospital Geral (HG), em Caxias do Sul, por volta das 10h20min desta quinta-feira (15). Escolhido pelo presidente Lula como um dos representantes para a abertura da Festa da Uva, ele aproveitou para se reunir com lideranças da Serra para discutir projetos e prioridades para a região. Pela manhã, o ministro não fez anúncios, mas recebeu demandas da Serra.
Das mãos do diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira, Pimenta recebeu pedido de recursos para o custeio da abertura de 40 novos leitos no HG:
— Precisamos de cerca de R$ 36 milhões para o custeio desses leitos que estão prontos para receber os pacientes. Nos comprometemos com ele a voltar para conversar.
Entre os assuntos abordados pelos participantes que se reuniram com Pimenta no hospital também está a necessidade de reajuste na tabela de recursos do Sistema Único de Saúde aos atendimentos de média e alta complexidade (MAC).
Além do pedido do HG, o ministro ouviu por alguns minutos as demandas da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). O vice-presidente, Ruben Antonio Bisi, reiterou reivindicações que já haviam sido entregues ao Governo Federal no final de 2023, quando representantes da CIC estiveram em Brasília, como a implantação do terminal rodoferroviário de Vacaria.
Já a secretária municipal de Planejamento de Caxias do Sul, Margarete Bender, abordou com Pimenta a questão do aeroporto regional de Vila Oliva. Para finalizar o encontro no HG, o ministro também apontou que já está encaminhando o debate sobre a instalação de uma universidade federal na Serra:
— A universidade federal do Nordeste gaúcho está bem encaminhada.
Pimenta visitou os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na ala nova do HG e almoçou em um restaurante no Centro de Convivência da UCS. À tarde, conheceu a estrutura do UCS Graphene, quando foi convidado pelo reitor Gelson Rech para a terceira feira do grafeno que acontece nos dia 27, 28 e 29 de novembro em Caxias
Impressionado com as utilizações do material pesquisado há 21 anos pela universidade, Pimenta sinalizou ao reitor que poderia participar de um encontro sobre o tema na Financiadora de Estudos e Projetos (FNEP) marcada para ocorrer na semana que vem no Rio de Janeiro.
— Mostramos que uma instituição universitária comunitária está na ponta do desenvolvimento da nanotecnologia e gerando novos produtos para as empresas da região e do Brasil. Hoje nós temos mais de 100 projetos de pesquisas. O governo federal tem nos ajudado nas feiras do grafeno — disse Rech.
Na Marcopolo, ministro conhece ônibus elétrico
Na Marcopolo, o ministro Pimenta foi recebido pelo CEO, André Vidal Armaganijan, que apresentou novidades da empresa em termos de veículos elétricos, entre eles o Trem do Pampa que roda em roteiro turístico em Santana do Livramento e o aeromóvel que vai circular a partir de março no aeroporto de Guarulhos.
Entre os veículos, destaque para o ônibus desenvolvido em pareceria com a Wolskagen e que faz parte do programa federal Caminhos da Escola. Na última licitação, foram 7,7 mil unidades vendidas e que serão produzidas na unidade de Caxias do Sul.
Na visita a fábrica, Pimenta conheceu o programa de inclusão da Marcopolo que emprega 140 PCD’s e pode entrar no ônibus elétrico que terá oito unidades em circulação na capital do Estado em abril.
— É uma solução integral da Marcopolo, muito alinhada com as questões de descarbonização, que é uma solução sustentável. Muito boa visita, muito importante a vinda dele pra ver aqui tudo que nós temos de inovação e tecnologia. Realmente, o governo incentivando bastante a indústria, bastante a questão de pesquisa e desenvolvimento — avaliou Armaganijan.