Principal atração da 2ª edição do Acqua Fest, o toboágua inflável de 150 metros de extensão divertiu crianças e adultos e se tornou opção para amenizar o calor deste sábado (3), em Caxias do Sul. A estrutura foi instalada na Rua Dr. Montaury, entre as ruas Dal Canale e Dom José Baréa, ao lado do Parque dos Macaquinhos, no bairro Exposição. A atividade é gratuita, organizada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e segue até às 18h de sábado e também entre 11h e 18h do domingo (4).
Por volta das 11h de sábado, quando a primeira pessoa desceu no toboágua, o termômetro do parque marcava 28ºC. Os participantes recebiam boias coloridas, que auxiliavam na hora de deslizar pela lona. As descidas eram individuais, autorizadas após o último participante sair do toboágua. Equipes de apoio também ajudavam com orientações.
Segundo a organização, em menos de duas horas, 170 pessoas participaram da atividade. Entre elas, os irmãos gêmeos Carolina e Rafael Rech, de 11 anos, que desceram duas vezes no toboágua. Eles haviam participado da primeira edição do Acqua Fest, em abril de 2022, e voltaram a se divertir com a estrutura neste ano. As crianças, que estavam acompanhadas da mãe, a funcionária pública Adriana Marques Rech, aprovaram a brincadeira.
— Está melhor, mais organizado, e o local é diferente também. No ano passado estava nublado, mas desta vez está calor, coloquei minha roupa de piscina e vim aproveitar — contou Carolina.
— Na hora da descida, eu travei um pouco no meio do caminho, mas depois foi bem legal. É bem rápido, tem que aproveitar bem — destacou Rafael.
O estudante Mário Gomes, 12, disse que a atração foi a opção mais adequada para um dia com altas temperaturas.
— É muito divertido e ninguém merece passar calor, então não tem coisa melhor — descreveu.
Para mostrar que não tem idade para se divertir, a analista comercial Mônica De Britto, 25 anos, também foi se jogar no toboágua após praticar exercícios físicos no Parque dos Macaquinhos.
— Muita emoção, vale a pena vir brincar, aproveitar o dia. Eu sabia que tinha, vi no jornal e me programei para vir correr no parque e ficar por aqui — contou ela, que disse ter ficado entre 20 e 30 minutos na fila para descer no toboágua.
No topo da estrutura, dois funcionários da empresa responsável pela estrutura auxiliam na descida. Um deles fica com a mangueira de água e outro, o gerente da empresa, Rhuan Silva Dutra, orienta e empurra o participante.
Dutra contou que trabalha com o toboágua há 10 anos e percorre diferentes cidades brasileiras com a estrutura. Não é exagero dizer que o trabalho dele é divertido: Dutra se joga no toboágua a cada vez que dá um empurrãozinho para que cada participante tenha uma boa experiência no brinquedo.
Dependendo do impulso e do peso da pessoa, a descida no toboágua instalado na Dr. Montaury pode atingir 50 quilômetros por hora.
— A gente se diverte com todo mundo. Eu pergunto se o cliente quer descer com ou sem emoção, que é ele quem decide como quer fazer. Somos especialistas também em segurança do trabalho, que é o que nos preocupa sempre — disse.
A participação é gratuita, mas a organização do evento sugere a doação de um quilo de alimento, que será destinado ao Banco de Alimentos. O Samae reforçou que a água utilizada para o funcionamento do toboágua será armazenada e utilizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) para regar canteiros da cidade, principalmente na Praça Dante Alighieri.
— É uma atividade de lazer que reúne pessoas de diferentes idades, muitas famílias, e que ocorre em um fim de semana de muito sol e calor — destacou a organizadora do Acqua Fest, Andreia Copini.
Por estar montado na rua Dr. Montaury, a via está bloqueada desde sexta, a partir do cruzamento com a Rua Os Dezoito do Forte. Apenas o acesso local está liberado, assim como as ruas José D'Arrigo e Antônio Prado, que até domingo, terão acesso de mão dupla, apenas para os moradores.
No ano passado, na primeira edição, 27 mil pessoas participaram do Acqua Fest.
O Acqua Fest também conta com um parque inflável, que está montado dentro da quadra do Parque dos Macaquinhos. A estrutura completa conta com um toboágua menor para crianças abaixo de 12 anos, futebol de sabão, prancha de surf mecânica e camas elásticas da Secretaria do Esporte e Lazer (Smel).
O evento conta ainda com ação de corte de cabelo, serviços de estética, distribuição de mudas, aconselhamento jurídico, serviços de odontologia e psicologia, oficinas para desmistificar a declaração do imposto de renda, entre outros. O Parque dos Macaquinhos terá ainda opções gastronômicas, com food trucks e palco com apresentações de 10 atrações musicais de gêneros que vão do rock ao samba.
Atrações do 2º Acqua Fest:
- Samae: atividades de educação ambiental e distribuição de água.
- Codeca: atividades de educação ambiental sobre separação de resíduos e limpeza do parque.
- Procon: Proconlândia e pinturinhas.
- Corpo de Bombeiros: prevenção e oficinas de primeiros socorros.
- Guarda Municipal: Patrulha Ambiental e vigilância do patrimônio.
- Semma: atividades de educação ambiental e feira de adoção.
- Smapa: Banco de Alimentos.
- Cultura: atrações culturais.
- Smel: brinquedos.
- SMS: serviços de saúde e ações preventivas à dengue.
- SMTTM: Escola de Trânsito e sinalização viária.
- Instituto Mix: corte de barba e cabelo, design de sobrancelhas e massagem.
- Faculdade Ideau: distribuição de mudas, aconselhamento jurídico, dicas para fazer a declaração de imposto de renda.
- UCS: odontologia.
- Food trucks: Buzhummm, Dom Claus, Vallen Burguer, Sorvelândia e Nosso Churrus.
- O evento conta com patrocínio e apoio do Sesc-RS, Procon Caxias, Fundação Marcopolo, Unimed Nordeste-RS, Sorvelândia, Orquídea, Nort Brasil, Frio Sul e Keyworks.