A volta às aulas da rede municipal e estadual, na próxima segunda-feira (19), vai marcar o início da atuação da primeira turma da Guarda Municipal de Flores da Cunha. A Festa Nacional da Vindima, que se inicia no próximo dia 22 no Parque Eloy Kunnz, também terá a atuação dos 16 integrantes do grupo empossado nesta segunda-feira (12).
Os servidores passaram por 132 dias de cursos com formação baseada na matrícula curricular das guardas e com coordenação pedagógica da Brigada Militar. A formatura aconteceu no dia 22 de janeiro. Até que o telefone 153 não esteja funcionando, a população poderá acionar a Guarda pelo WhatsApp da secretaria de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade: (54) 99901-0904.
De acordo com o titular da pasta, Emerson Ubirajara de Souza, os 16 servidores estão atualmente fazendo o acompanhamento estratégico de 32 pontos de monitoramento e serão apresentados nesta semana à rede escolar para a operação que terá início no retorno dos estudantes às aulas.
— A Guarda Municipal já está apta a atuar, até sexta-feira já estará na rua e semana que vem atuará fortemente na volta as aulas. Por enquanto é um trabalho de reconhecimento dos pontos estratégicos e das câmeras de monitoramento instaladas na cidade — explica.
Flores da Cunha é o sétimo município da Serra a contar com efetivo da Guarda Municipal. O processo seletivo teve 1,8 mil inscritos e 59 candidatos aptos para o curso de formação. Destes, 25 concluíram a capacitação, sendo que 16 foram nomeados. Os demais ficarão na reserva.
Competências da Guarda Municipal de Flores:
- Atuação preventiva e comunitária para proteção da população;
- Cuidado e proteção nas escolas por meio de patrulhamento, mediações de conflitos e palestras educativas;
- Operação do sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico;
- Atuação de forma integrada com os demais órgãos de segurança do município (Brigada Militar e Polícia Civil);
- Atenção e cuidado com as comunidades do interior;
- Ações educativas de trânsito.