No primeiro final de semana após os feriados de fim de ano, a Rota do Sol (RS-453) registra pelo menos dois pontos de fluxo mais intenso no retorno do Litoral Norte em direção à Serra. No final da tarde deste domingo (7), os lugares de maior intensidade de veículos estão localizados entre Vila Seca e Fazenda Souza, no interior de Caxias do Sul, e na saída da BR-101, entre Terra de Areia e Itati.
Em ambos os locais, há pardais que realizam fiscalização eletrônica de velocidade, o que causa lentidão no tráfego. Outros trechos ao longo da rodovia apresentam redução de velocidade, mas sem interrupção no tráfego. De acordo com o responsável pela coordenação de ações na Rota do Sol, Luiz André Manzini, há pontos de lentidão "em locais de atenção".
A expectativa é que o fluxo se mantenha apenas com redução de velocidade nesses trechos, sem engarrafamentos, até a noite. Motoristas que precisarem de atendimento durante a viagem podem ligar para os telefones 192 (Samu), 193 (Bombeiros) e 198 (CRBM).