O IPE Saúde, sistema de assistência à saúde dos servidores públicos estaduais, informou nesta terça-feira (23) que vai credenciar um novo hospital em Caxias do Sul para atendimentos a gestantes na área obstétrica e neonatal no município. A mudança é necessária após o encerramento dos serviços privados na maternidade do Hospital Pompéia em 31 de dezembro do ano passado. Desde 1º de janeiro, o setor atende somente via Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de uma gestão terceirizada feita pela prefeitura de Caxias do Sul.
Com isso, atualmente, as gestantes do plano estão sem cobertura de hospital para o momento do parto em Caxias. Em nota, o IPE Saúde informou que uma instituição de saúde já foi vistoriada, está em fase final de credenciamento e deve iniciar o atendimento nos próximos dias, mas sem estipular prazo. A reportagem apurou que os partos serão feitos na maternidade do Círculo Saúde - a instituição não confirmou a informação. A alteração não envolve exames e consultas, que estão ocorrendo normalmente pelo plano.
A falta de informações sobre os atendimentos para a hora do parto da esposa preocupou o analista de produção Adriano Salvador, 35. A esposa dele, Roxanne, está grávida de 32 semanas de gestação, com parto previsto para o início de março. A gravidez é considerada de risco, já que ela foi diagnosticada com trombose em 2019 e precisa de acompanhamento diário.
No início de janeiro, quando Roxanne fazia exames de rotina, a família foi informada que estava sem cobertura do plano para o parto de Ravi, o primeiro filho do casal. Ao entrarem em contato com o IPE Saúde, foram orientados a procurar atendimento no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves.
— Precisávamos procurar uma nova equipe médica para o parto, incluindo obstetra, anestesista e pediatra em outra cidade, sendo que já estávamos com isso tudo alinhado para ser feito em Caxias — relatou.
A mudança no IPE Saúde é mais um desdobramento da alteração nos atendimentos no Pompéia. Desde 1º de janeiro, a estrutura da maternidade foi cedida para o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), empresa contratada pela prefeitura de Caxias para fazer a gestão do atendimento materno-infantil no Hospital Pompéia.
O contrato abrangerá o período de transferência do serviço do Pompéia para o Virvi Ramos, que deve ser concluída até a metade deste ano. Ou seja, os atendimentos materno-infantis serão feitos de forma temporária por uma equipe multidisciplinar contratada pelo Ideas, mas sem relação com o hospital.