A prefeitura de Caxias do Sul assinou, na manhã desta sexta-feira (29), a contratação emergencial do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) para realizar a gestão do atendimento materno-infantil no Hospital Pompéia a partir de 1º de janeiro de 2024.
O contrato abrangerá o período de transferência do serviço do Pompéia para o Virvi Ramos, que deve ser concluída até a metade do ano que vem. Ou seja, os atendimentos materno-infantis serão realizados de forma temporária por equipe multidisciplinar contratada pelo Ideas, mas sem relação com o hospital.
A transição ocorre após a decisão do Pompéia de fechar a maternidade na instituição a partir de 2024, tanto para atendimento privado quanto para público, via SUS. Em 29 de novembro, o Executivo firmou compromisso com a direção do Virvi Ramos, que irá assumir a demanda após algumas obras de adaptações no espaço que já existe na instituição. A prefeitura estima que as melhorias serão concluídas em até seis meses, três a menos do que o previsto inicialmente. O investimento será feito com recursos municipais e estaduais.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), durante o período de transição, os casos de alto riscos que necessitarem de internação em UTI serão encaminhados ao Hospital Geral, que é a referência desse tipo de atendimento. Após acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a UTI Neonatal do Pompéia será desativada em função da baixa ocupação e do alto custo de manutenção — uma nova ala para este serviço está entre as obras do Virvi Ramos.
"Todas as possibilidades foram exaustivamente analisadas"
A prefeitura explica que a contratação emergencial do Ideas para atuar no Pompéia foi definida "em função da impossibilidade de o próprio Virvi Ramos assumir o serviço neste momento ou de que outras instituições de Caxias do Sul tivessem interesse, capacidade técnica ou disponibilidade".
— Todas as possibilidades foram exaustivamente analisadas e, por fim, chegamos a essa definição, que somada ao compromisso assumido anteriormente pelo Virvi Ramos, assegura todos os atendimentos dentro de Caxias do Sul, com a segurança e responsabilidade que sempre prezamos. Nosso objetivo único sempre foi garantir o atendimento à população — explicou a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.
Para o prefeito Adiló Didomenico, este foi um passo "muito importante" para Caxias, que encerra o ano com mais uma "boa notícia" para a comunidade.
— Estamos honrando com um compromisso que havíamos assumido com a sociedade de Caxias do Sul e assinando um contrato emergencial com o Ideas, que é uma empresa que tem expertise, que domina essa área e assim nenhuma mãe de Caxias do Sul precisará sair da cidade para ganhar os seus bebês — destacou o prefeito.
Sobre o Ideas
O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde foi representado pelo gerente corporativo de Implantações, Gustavo Colombo. A organização social é especializada na gestão de saúde e foi criada há sete anos. Tem sede em Florianópolis (SC) e escritório em São Leopoldo (RS). Segundo explica a prefeitura, a proximidade com Caxias do Sul foi um dos critérios buscados pela SMS. Além disso, o Executivo exigiu do Ideas que apresentassem ampla documentação que atestasse a idoneidade da instituição, além de comprovar atuação na área de desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde do SUS.
Atualmente, o Ideas tem projetos em execução no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Na área de maternidade e hospitalar (na média e alta complexidade), o Ideas tem experiência de atuação em diversas instituições, entre elas Ilha Hospital & Maternidade (Florianópolis), Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros (São Paulo), Hospital Geral de Nova Iguaçu e Hospital Materno Infantil Santa Catarina (Criciúma) e Hospital Regional Dra. Zilda Arns (Rio de Janeiro).