Em 16 dias, entre o feriadão de Natal, que começou em 22 de dezembro, ao último domingo (7), 142.380 mil veículos passaram pela Rota do Sol saindo da Serra em direção ao Litoral Norte gaúcho. No sentido contrário, a contagem do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) indica que 81.780 fizeram o trajeto.
Segundo o CRBM, os dados são referentes à RS-453, entre Caxias do Sul e Aratinga, e à RS-486, entre Aratinga e Terra de Areia. Não há registro de acidentes graves no trecho durante esse período. Porém, houve lentidão em horários de pico, como em noites de sextas-feiras, manhãs de sábado e fins de tarde de domingos.
Os pontos de lentidão se concentraram, principalmente, próximos aos pardais que realizam fiscalização eletrônica de velocidade. Em Lajeado Grande, distrito de São Francisco de Paula, o redutor de velocidade tem limite a 40 km/h para quem trafega no sentido Litoral-Serra. Também há controladores entre Vila Seca e Fazenda Souza, no interior de Caxias do Sul, e na saída da BR-101, entre Terra de Areia e Itati. O trevo de acesso a Cambará do Sul também registra lentidão em dias de maior fluxo de veículos.
Além disso, ainda há impacto das chuvas fortes que atingem a região nos últimos meses. Um temporal registrado no fim de novembro movimentou barreiras nas margens da RS-453 em Caxias, entre o entroncamento com a BR-116 e o acesso secundário para Ana Rech, na comunidade de São Nicolau. Com a chuva dos últimos dias, houve nova movimentação do material que ainda não havia sido retirado do acostamento. Neste sábado (06), por exemplo, motoristas ficaram cerca de 30 minutos parados até que o local fosse limpo. Nesta segunda-feira (8) não havia nenhum bloqueio registrado.
Trânsito restrito para veículos pesados
Os caminhoneiros precisam ficar alerta ao circular pela Rota do Sol devido a uma restrição do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Veículos com Peso Total Bruto (PTB) acima de 23 toneladas têm restrição de circulação vigente até o dia 31 março na RS-453 (Caxias – Aratinga) e RS-486 (Aratinga – Terra de Areia).
Os horários em que a circulação desses veículos é proibida:
- das 14h às 22h nas sextas, domingos e vésperas de feriados;
- das 7h às 12h nos sábados e feriados.
Transporte de produtos perigosos na Rota do Sol (Tainhas-Terra de Areia)
- Proibido durante o ano inteiro.
- Exceção: transporte de produtos perigosos para abastecimento local, somente de segundas-feiras às quintas-feiras, das 10h às 15h.