Embora tenha se iniciado às 19h, foi só por volta das 20h30min que o Pré-Carnaval da escola de samba XV de Novembro, de Caxias do Sul, ganhou ares de festa na noite deste domingo, no Instituto Samba. Isso porque foi quando o líder comunitário do bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, onde está sediada a escola, Paulo Teixeira, mais conhecido como Cara Preta, chegou de surpresa após ter alta do hospital. Teixeira se recuperava de um procedimento cirúrgico e de uma internação de cinco dias, e foi ao encontro dos amigos carnavalescos tão logo foi liberado pelos médicos:
— Era para eu estar começando minha recuperação em casa, mas quando começaram a mandar vídeos eu não resisti e tive que vir abraçar vocês. Isso é o Carnaval. É união, e não rivalidade. Juntos nós vamos reerguer o Carnaval de Caxias do Sul — falou, emocionado, o líder comunitário.
Além da presença do líder comunitário, o encontro também reuniu representantes das escolas Pérola Negra, Unidos do É o Tchan e São Vicente. Também marcaram presença a corte carnavalesca, liderada pelo Rei Momo Diogo Braga da Rosa, 36, e a secretária municipal de Cultura, Cristina Nora Calcagnotto. Antes da festa, embalada por sets de DJs com playlists de samba, teve oficina de percussão com o Mestre Batata, que contou com a participação de dezenas de crianças e adolescentes.
Cassiano Fontana, pai do menino Cássio Jorge Fontana, de 8 anos, estava empolgado com a participação do filho na bateria formada pelo Mestre Batata:
— Ele gosta de tocar todos os instrumentos, até o surdo, que é quase do tamanho dele. Hoje estava aprendendo a tocar a caixa. Quem tem esse envolvimento com o Carnaval gosta de ver o interesse se renovar.
Apesar do clima mais intimista em relação aos que estão marcados para ocorrer nas quadras das escolas de samba, para deixar o evento ainda mais animado a equipe do Instituto Samba ofereceu pizza, chope, algumas guloseimas e refrigerante. E teve quem aproveitou para mostrar que alguns anos sem o Carnaval das escolas em Caxias não fez esquecer como é que se faz samba. Foi o caso de Eloisa Moraes, 44, membro da XV de Novembro:
— A gente vai dar o melhor este ano, ainda como bloco, mas mobilizado pra viver esse momento de união da comunidade. Eu fui passista da escola por muitos anos, então vai ser um pouco estranho sambar de camiseta, sem fantasia, mas no ano que vem acho que o Carnaval vai voltar com tudo.
TEVE FOLIA TAMBÉM NO SÁBADO
Para dar início ao Pré-Carnaval em Caxias do Sul, no sábado a folia ocorreu na quadra da Escola Pérola Negra, no bairro Mariani, numa festa animada que se estendeu madrugada adentro.
No próximo sábado (4) será a vez da escola Unidos do É o Tchan fazer o seu encontro, na Praça das Feiras. O Carnaval oficial das escolas de samba será no dia 9 de fevereiro (sexta), na Rua Plácido de Castro, com entrada gratuita.