As obras para o novo acesso do bairro Serrano estão atrasadas em mais de dois meses. Em 11 de setembro, quando os trabalhos começaram na BR-116, a prefeitura de Caxias do Sul anunciou uma previsão de conclusão para 60 dias - com possibilidade de revisão conforme as condições meteorológicas. Ou seja, o prazo previsto para a finalização era no início de novembro e ainda não foi concluído. As melhorias consistem em uma nova entrada para o bairro pela BR-116.
Por volta das 16h desta terça-feira (23), havia trabalhadores atuando na instalação elétrica dos semáforos. As estruturas já estão montadas no novo ponto e o acesso está construído para entrada na Rua Francisco Cesar Mazzochi. Como os trabalhos continuam, há cones e sinalização para que os motoristas não o utilizem, já que não está finalizado.
Apesar das obras ocorrerem na BR-116, elas são de responsabilidade da Codeca. Para os trabalhos serem realizados, um projeto foi feito pelo município e aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Procuradas pela reportagem, tanto a prefeitura de Caxias quanto a Codeca não quiseram se manifestar, nem deram um prazo para a conclusão da obra.
As mudanças previstas
A partir das melhorias, o acesso ao bairro será realizado pela Rua Francisco Cesar Mazzochi e não mais pelo Travessão Leopoldina, como ocorre atualmente. A principal alteração será no refúgio junto ao canteiro central, que hoje tem 40 metros de extensão e passará a ter 160 metros. O objetivo é que mais carros possam esperar pela abertura do sinal sem atrapalhar o trânsito na rodovia.
Segundo a prefeitura, o conjunto de semáforos atual, junto ao Travessão Leopoldina, passa a funcionar na interseção da BR-116 com a Rua Francisco Cesar Mazzochi. A obra se estende por um trecho de aproximadamente 300 metros. Além da ampliação da faixa de refúgio, são feitos reforços da pavimentação asfáltica tanto nas vias de rolagem como no acostamento, além da implementação de uma rede de microdrenagem e de qualificação do ponto de embarque e desembarque do transporte coletivo na rodovia federal.