Farroupilha confirmou nesta sexta-feira (12) o primeiro caso importado de dengue em 2024. O paciente é morador do bairro Centenário e, segundo a prefeitura, ao retornar de viagem (destino não foi informado pelo poder público), apresentou os sintomas. A doença foi confirmada com um teste rápido NS1 e o estado de saúde do paciente não foi divulgado. Com isso, a secretaria municipal da Saúde realizará uma ação de combate ao mosquito na região, com a aplicação do fumacê, que é um tipo de controle por meio de pulverização. Será feita na segunda-feira (15), a partir das 19h, no quarteirão onde o caso foi registrado.
Durante a ação, que vai ocorrer na área próxima da empresa Maltec, na RS-122, e que seguirá pela Rua Serapião Floriano Prado, terminando próximo a esquina com a Rua José Tossin, as pessoas devem ficar dentro das residências por no mínimo uma hora. Também é indicado prender os animais de estimação pois o produto é tóxico, podendo causar náuseas, vômitos, mal-estar geral.
A ação contará com o apoio da Brigada Militar e os agentes da Vigilância estarão identificados e protegidos para aplicação do produto. Em caso de chuva, a aplicação do fumacê será transferida.