Peregrinos que planejam fazer o roteiro Caminhos de Caravaggio precisam utilizar uma rota alternativa. A mudança segue, pelo menos, até o início de abril, enquanto a Ponte do Raposo, entre Gramado e Caxias do Sul, passa por reforma. Os trabalhos se iniciaram em 10 de janeiro, com previsão de encerramento em 90 dias. Conforme comunicado pelos municípios, o trajeto da ponte será bloqueado também para os caminhantes neste período.
Em comunicado, as prefeituras sugerem uma rota alternativa para quem fizer o percurso durante as obras. A recomendação é que o desvio seja feito de carro ou serviço de transfer.
Conforme explicam as assessorias, após ir até o final do trecho 2 do Caminho, em Linha Furna, Gramado, os peregrinos devem seguir de carro pela RS-235 até a Primazia Geriatria, em Linha Brasil, no município de Nova Petrópolis. Depois, devem entrar à direita — no sentido Gramado-Nova Petrópolis —, passar pela Ponte do Pedancino até Santo Izidoro, dobrar à direita e seguir até Vila Oliva.
Esse percurso tem 60,6 quilômetros no total, sendo 20 deles de estrada de chão. A partir de Vila Oliva, o peregrino poderá seguir a pé nos demais trechos.
Mudança após nova avaliação
Anteriormente, os municípios de Gramado e Caxias do Sul não previam alteração no trajeto por conta da obra. Mas, após avaliação de fiscais, chegou-se à conclusão de que o trecho não é seguro nem para pedestres durante os trabalhos. As cidades que fazem parte do percurso, então, entraram em acordo para esta mudança temporária.
— Essa reforma da ponte é fundamental para a segurança dos usuários e para a conservação desse patrimônio histórico. A alternativa para esse período foi a melhor possível para os negócios como pousadas e restaurantes seguirem recebendo os peregrinos — afirma o secretário de Turismo de Caxias, Ricardo Daneluz.
Os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha fazem parte da rota religiosa.
A travessia pela ponte
Do interior de Gramado ao distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul, são 717 metros de declive e 642 metros de aclive em um trecho feito todo em estrada de chão. A travessia da Ponte do Raposo sobre o Rio Caí é um dos pontos altos do Caminhos de Caravaggio. Esse é um dos mais importantes roteiros turísticos da região da Serra.