O pronto-atendimento do Hospital Beneficente São Carlos (HBSC) recebe os pacientes com melhorias a partir desta terça-feira (12) em Farroupilha. Quem procurar o serviço, seja pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênios ou particulares, encontrará espaços reformados e qualificação na distribuição dos atendimentos, com sinalização externa para facilitar o acesso dos pacientes. A reforma foi realizada por meio de uma parceria com o Círculo Saúde.
Os consultórios e banheiros foram reformados. Com adaptações, o espaço permite melhor acessibilidade e conforto para pacientes em cadeiras de rodas. Para promover essas mudanças foram instaladas portas com abertura maior. O paisagismo em frente ao pronto-atendimento também passou por modificações.
Os atendimentos eletivos de especialidades médicas do ambulatório foram transferidos para um novo espaço no térreo, com acesso lateral pela Rua Independência. A ideia é aproveitar melhor a estrutura do hospital.
A superintendente geral do Hospital São Carlos, Janete Toigo D’Agostini, ressalta que as obras foram rápidas para não atrapalhar o atendimento na instituição, que não foi interrompido em nenhum momento:
— Sabemos que o pronto-atendimento é o local mais adequado para situações graves, urgentes e emergentes, por isso queremos proporcionar à comunidade uma infraestrutura que garanta ainda mais segurança, conforto e eficiência no socorro à vida — afirma Janete.
Também foram instaladas novas portas automáticas com fechaduras eletrônicas que contam com sistema de segurança que abre automaticamente os acessos em caso de falta de energia. Essa mudança está de acordo com o plano de prevenção de incêndios.
O diretor-geral do Círculo Saúde, Gilberto Chissini, destaca a importância da parceria entre as instituições. Ele aponta que essa parceria beneficia a comunidade de Farroupilha e fortalece o ecossistema de saúde:
— Essa cooperação com os hospitais nas cidades onde atuamos está entre os norteadores do Círculo Saúde, visando ao fortalecimento das instituições e, consequentemente, refletindo em maior acesso à qualidade de vida e bem-estar da população —ressalta ele.
Entre as melhorias, a iluminação convencional também foi trocada por tecnologia LED. Além disso, a área externa recebeu novos letreiros e cobertura de aparelhos de ar-condicionado. O pronto-atendimento também recebeu pintura em todo o espaço.