A nova maternidade para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de Caxias do Sul deve levar de seis a nova meses para ser montada no Hospital Virvi Ramos, de acordo com a prefeitura. Na quarta-feira (29), município e Associação Cultural e Científica Virvi Ramos assinaram um protocolo de intenções para que o hospital assuma o serviço que hoje é prestado pelo Hospital Pompéia. Apesar do cronograma, ainda não há divulgação de quando as obras devem iniciar.
Ainda na quarta, o prefeito Adiló Didomenico disse que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) sinalizou que repassará recursos para a montagem da nova maternidade. Assim, o início dos trabalhos depende da liberação da verba.
O Hospital Virvi Ramos já possui um espaço destinado à nova maternidade. Porém, são necessárias adequações, compra de equipamentos e a contratação de funcionários.
Plano de transição é elaborado
Ainda conforme a assessoria da prefeitura de Caxias do Sul, o plano de transição da maternidade está sendo elaborado. Ainda não há detalhes de como ele deve funcionar. Atualmente, o Hospital Pompéia tem contrato para prestar atendimento até 31 de dezembro deste ano. Segundo a assessoria da instituição, a maternidade será fechada no Pompéia com o vencimento do acordo.