Estudantes da rede municipal de Caxias do Sul estão sendo estimulados a conhecer a história da Festa Nacional da Uva e da cidade com a ajuda de uma ferramenta que faz sucesso, principalmente, entre crianças e adolescentes: o álbum de figurinhas. Uma versão temática do livro ilustrado, criada pelo evento, está sendo distribuída em todas as escolas municipais para engajar o público jovem e também levar conhecimento por meio de uma atividade descontraída.
O álbum foi desenvolvido pela diretoria de envolvimento comunitário do evento, liderada por Patrick Mezzomo, e entregue a diretores das instituições para que aplicassem o conteúdo na sala de aula. Mas, para dezenas de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fermino Ferronatto, no bairro Charqueadas, o livro e as figurinhas foram distribuídos pela rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho em uma atividade realizada na tarde desta terça-feira (19), véspera do término do ano letivo.
A ferramenta de estudos permite a colagem de 10 figurinhas e foi dividida em duas partes: a história da Festa da Uva e também os principais pontos turísticos de Caxias, em alusão ao tema do evento Caminhos e Lugares.
É possível encontrar nas figurinhas a primeira rainha do evento, Adélia Eberle, o atual trio, além do parque da Festa da Uva, o monumento Jesus Terceiro Milênio e aprender que a primeira transmissão em cores da TV brasileira foi um desfile da Festa da Uva, na década de 1970. Ao mesmo tempo, os estudantes conhecem a história de lugares tradicionais da cidade, como o Monumento Nacional ao Imigrante, Praça Dante Alighieri, Casa de Pedra, entre outros.
— A Festa da Uva tem mais de 90 anos e a gente precisa renovar o público e fazer com que eles aprendam sobre a cidade e sobre o evento. Estamos preparando atrações para eles, como parque de diversões, área de interação instagramável, tecnologia. Mas sem esquecer de mostrar o passado, para que saibam o que aconteceu na Caxias de antigamente — destacou o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto.
Diversão garantida com a novidade
Para as crianças, além de se divertirem com o álbum e com a missão de encontrar os espaços corretos para colar as figurinhas, há o encantamento em verem rainha e princesas bem de perto.
— O que eu mais gostei hoje foi ver as princesas. A última figurinha que eu colei representa a rainha e as princesas, que são as mais bonitas que já vi — contou Lauren, sete anos.
O estudante Luiz Henrique Vegas, oito, estava concentrado em completar o álbum. Além das figurinhas, o livro tem também um passatempo: um caça-palavras com termos que estão faltando na letra da música-tema do evento de 2024. Além disso, há códigos QRCodes espalhados pelo álbum, que levam diretamente a um conteúdo em vídeo disponível na internet e também alusivo à Festa da Uva.
— Estou gostando de tudo, está sendo uma atividade muito legal, gostei de ver a rainha, as princesas — disse ele.
"É uma forma lúdica para que a história se perpetue"
Para a rainha Lizandra, atividades como esta relembram os momentos que ela viveu na juventude e que ajudaram a alimentar o sonho de um dia representar um dos maiores eventos do Estado.
— A gente sempre fica muito emocionada quando participa de alguma ação com as crianças. Elas são sempre muito receptivas com o trio, com a festa. É um público que queremos atingir. Elas estão, sim, interessadas em saber mais sobre a nossa festa, nossa cidade, e o álbum é uma forma lúdica, legal, criativa, para que a história se perpetue — avalia.
As princesas Eduarda e Letícia destacaram que é a primeira vez que a Festa da Uva faz uma ação em sala de aula com um álbum de figurinhas temático.
— É muito bacana essa ideia de aproximar a Festa da Uva das crianças. Alguém, tempos atrás, plantou uma sementinha na gente e hoje estamos aqui. Quem sabe agora nós estamos plantando a sementinha da Festa da Uva neles para que possam curtir e se encantar pela nossa festa — destacou Eduarda.
— Estar no meio das crianças reenergiza o trio. Elas têm um carinho muito grande, representamos uma imagem do encantado e estar aqui hoje é algo muito legal pra gente — acrescentou Letícia.
A Festa da Uva está marcada para ocorrer de 15 de fevereiro a 3 de março do ano que vem.