Após uma sexta-feira (1º) de calor, Gramado pode registrar chuva no sábado (2) e domingo (3), de acordo com a Defesa Civil. Por isso, o órgão orienta que moradores fiquem em casa ou edifícios, evitando locais abertos. Além disso, a população deve atentar-se a encostas ou locais com água parada.
Ainda conforme nota da prefeitura de Gramado, a Defesa Civil segue monitorando as áreas consideradas de risco do município. Em caso de necessidade de evacuação, os moradores serão comunicados por redes sociais, aplicativo de conversa e carro de som.
Obras emergenciais seguem em Gramado
Na quarta-feira (29), geólogos contratados pela prefeitura entregaram um relatório sobre as áreas de risco. Com ele, as regiões afetadas pela chuva de 18 de novembro foram dividas em três áreas: de baixo risco de danos, de risco moderado e de risco elevado de danos.
Na primeira, os moradores, especialmente do bairro Três Pinheiros, puderam retornar para casa. Já na segunda, também englobando parte do Três Pinheiros, obras emergenciais iniciaram para que mais moradias sejam liberadas.
Os trabalhos começaram na quinta-feira (30) e estão principalmente na Avenida Perimetral, acima do bairro Três Pinheiros. Conforme comunicado da prefeitura, ainda na quinta, foi concluído trabalho de drenagem para colocar a água que escorre na encosta da Perimetral no curso natural dela. Já nesta sexta-feira (1º) está sendo concluído um talude junto ao muro de contenção, que tinha o risco de romper. O prefeito Nestor Tissot visitou as obras do Plano de Ação do bairro Três Pinheiros durante a tarde.
Ainda de acordo com a assessoria, os trabalhos seguem no sábado (2) com a poda de árvores de grande parte.