Com 429 agendamentos até a terça-feira (26), o mês de dezembro de 2023 já superou a média mensal de solicitações para coletas de objetos de grande porte à Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). Normalmente, o número fica em 250 por mês. Conforme a Codeca, uma justificativa para a alta é o incremento do 13º salário e as limpezas de fim de ano nas residências, em que muitas pessoas optam por fazer mudanças e trocas de móveis, por exemplo.
Na maioria dos casos, as solicitações são para coletas de sofás, colchões, TVs e móveis desmontados. Conforme a Codeca, são recolhidos, em média, seis itens por agendamentos. A empresa destaca que não são feitas as coletas de mudanças, e que as pessoas não devem deixar diversos objetos nas ruas, calçadas e no entorno dos contêineres. Inclusive, esse descarte irregular, por vezes, acaba atrasando o recolhimento por parte da companhia. As denuncias podem ser feitas pelo WhatsApp pelo (54) 99215.1788.
Já a coleta correta deve ser solicitada via Alô Codeca, pelo telefone (54) 3224-8000 de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Esse serviço gratuito foi implementado em 2021, e de janeiro a novembro de 2023, foram 3.113 agendamentos.
—Até novembro a média da coleta era de até 10 dias úteis. Com a grande demanda deste mês, estamos levando mais tempo para buscar. Pedimos que as pessoas liguem para dar o destino correto a esses objetos — destaca a diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi
Os objetos que podem ainda ser usados são destinados ao Ecoponto da Codeca, que repassa às famílias cadastradas previamente no serviço. Os demais resíduos são destinados ao aterro sanitário.