Até a última quarta-feira (27), 227 hidrômetros haviam sido furtados em Caxias do Sul. O número representa uma queda de 77% em comparação a 2022, de acordo com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). No ano passado, 1.003 unidades foram vandalizadas. Com a intenção de diminuir ainda mais os crimes em 2024, o Samae pretende substituir os hidrômetros com pedaços de metal por plástico, buscando diminuir o interesse do furto para comercialização.
O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, relata que em 2022 o vandalismo contra os equipamentos foi atípico, o que gerou a necessidade de uma ação. Em parceria com a Guarda Municipal e a Brigada Militar aumentou-se a fiscalização contra os criminosos, que agiam principalmente nos bairros Santa Catarina, Pio X e São Pelegrino.
Identificando os pontos mais vulneráveis e os criminosos, foi possível pegá-los em flagrante. Além disso, a Polícia Civil de Caxias do Sul conseguiu localizar quem comprava esses materiais furtados. Meletti comenta ainda sobre a obrigatoriedade de colocação de uma caixa em volta do hidrômetro, em novas ligações ou adequações.
— A gente está colocando, inclusive, solicitando às pessoas que coloquem uma caixa que é embutida na parede de alvenaria. É uma caixa de segurança, para que dê mais dificuldade no acesso do vândalo.
A caixa é disponibilizada pelo Samae e o valor é incluso junto aos demais equipamentos necessários para uma ligação nova de água ou adequação. O equipamento ainda facilita o servidor do Samae na leitura do consumo e no momento de uma manutenção no local.
Hidrômetros de plástico
O Samae adquiriu 22 mil novos hidrômetros fabricados com plástico, que vão substituir os equipamentos compostos por metal. É esse material que atrai os furtos, devido ao valor comercial. Portanto, a expectativa de Meletti é que, com a troca para o plástico, diminua-se ainda mais os crimes. A compra dos novos hidrômetros foi feita por meio de licitação de uma empresa fornecedora de São Paulo.
Anualmente, em média, o Samae troca 18 mil hidrômetros em Caxias do Sul. A substituição é feita quando o equipamento apresenta algum defeito ou o prazo de validade de cinco anos expira.
— A substituição por tempo de vida útil não tem custo nenhum para o usuário, ele só vai pagar quando há um furto, porque ele é o responsável pelo sistema. Porém, a nossa substituição normal de vida útil não tem custo nenhum — explica Meletti.
Os usuários que tiverem interesse em adquirir a caixa de segurança para o hidrômetro de sua casa ou empresa podem solicitar para o Samae no telefone 115. O mesmo contato deve ser utilizado para avisos de problemas na rede de água. As denúncias em caso de flagra de crimes contra hidrômetros podem ser feitas por meio da Guarda Municipal, pelo 153.