O setor de serviços, que se destacou por seis meses em contratações em relação às outras áreas, registrou neste ano o maior número de vagas geradas desde 2020 em Caxias do Sul. Com o saldo positivo do mês de novembro, que contabilizou 190 posições geradas, o setor registrou de janeiro a novembro o saldo de 2.623 contratações formais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (28).
Antes que as vagas formais de dezembro sejam divulgadas, os dados dos 11 meses deste ano superam os saldos positivos registrados em 2022 e 2021, que somam os doze meses. Ao longo dos dois anos, o setor gerou 1.327 e 1.850 contratações, respectivamente. Em comparação com o ano passado, o aumento foi de 97,6%. Comparando com 2021, o crescimento nas contratações da área foi de 41,7%.
Em 2020, por causa das restrições da pandemia da covid-19, que causaram baixa em todos os setores, o saldo dos serviços teve o menor número de vagas formais registrado, com -2.353 postos de trabalho ocupados.
De acordo com o economista Mosár Leandro Ness, a alta registrada no setor ao longo deste ano pode ter recuperado totalmente as baixas causadas durante a pandemia. O saldo positivo é reflexo de um setor que depende basicamente de mão de obra humana, diferentemente de outros segmentos.
O mesmo não ocorre com a indústria, por exemplo. Conforme Ness, o setor, que fechou o mês de novembro com saldo de 192 postos ocupados e os 11 meses do ano positivo em 1.938 vagas geradas, tem registrado maior modernização e pode estar atingindo o limite de vagas disponíveis. Isso ocorre devido à baixa em investimento para novos espaços industriais e a troca de mão de obra humana pelos avanços tecnológicos.
Em Caxias, de janeiro a novembro de 2023
Segundo explica o economista Mosár Ness, o cenário positivo do setor de serviços pode se repetir quando o saldo de dezembro for divulgado, em janeiro de 2024. Entretanto, a partir do ano que vem, é possível que o resultado recorde registrado pelo setor neste ano acabe não se repetindo por causa da tributação.
— O governo mudou o foco de tributação e vai acrescentar um valor maior para o setor de serviços a partir do ano que vem. Essa tendência ocorre tanto no Brasil quanto em todo o mundo. A indústria firma posição de que eles contribuem mais com o Produto Interno Bruto (PIB) e informa ser o setor responsável pela maior carga fiscal. A partir disso, o governo muda a carga de tributação e acrescenta o valor maior para os serviços — pontua Ness.
Como o setor tem registrado saldos positivos nos últimos anos, é natural que ocorra o aumento de tributação.
Em Caxias, em novembro de 2023
Vagas ocupadas
Segundo a coordenadora da agência do Sine de Caxias do Sul, Zenaira Hoffman, os cargos que tiveram maior aumento em contratações ao longo deste ano no município foram os de limpeza e cozinha, que estão dentro do setor de serviços.
— Passamos pela pandemia e vimos que agora retornou mais forte. O que mais tivemos de contratações foram vagas de auxiliar de cozinha e de limpeza. Acredito que isso foi pela chegada de novos restaurantes na cidade — afirma a coordenadora.
Outras vagas que foram preenchidas ao longo do ano foram de ajudante de carga e descarga, auxiliar de logística e motorista. Além disso, vagas que estão dentro de serviços para trabalhos em escritórios também estão tendo uma quantidade expressiva de contratações.
— Agora estamos tendo demanda em escritórios de contabilidade, não sei precisar se é devido à reforma tributária, que aumenta também a demanda de serviços em escritórios, mas acredito que o principal incentivo tenha sido o retorno depois da pandemia. Os serviços voltaram com força, porque foi o setor que mais sofreu baixas — explica Zenaira.
Outros setores
O saldo da indústria deste ano, que até o momento teve 1.938 posições, se mantém positivo, mas já apresenta a baixa em comparação com 2021 e 2022. Nos dois anos de retomada ainda com algumas restrições da pandemia, o setor registrou 4.641 e 4.537 vagas formais geradas respectivamente. Em 2020, o saldo foi de -1.477.
O comércio, comumente entre os três principais empregadores, registrou nos 11 meses do ano o saldo de 814 vagas, sendo 167 somente em novembro. Em 2021 e 2022 foram 1.308 e 197 postos respectivamente. No ano da pandemia o setor também registrou saldo negativo de - 572.
No caso da agropecuária, nos 11 meses deste ano, o setor gerou o maior saldo desde 2020, com 213 postos de trabalhos ocupados. Em 2021 e 2022, o setor teve 207 e -23 vagas, respectivamente. O ano de 2020 o saldo foi de 82 postos.
O setor de construção registrou no mês de novembro o saldo negativo de -2 vagas. Nos anos de 2021 e 2022 os números de postos de trabalhos gerados na área foi de 210 e 48, respectivamente. Em 2020, também com saldo negativo devido as restrições, o setor contabilizou -474 vagas.
Sine tem 92 vagas para a sexta-feira (29)
Segundo a coordenadora do Sine, Zenaira Hoffman, muitos servidores do Sistema Nacional de Emprego (Sine) estão em férias neste fim de ano em Caxias do Sul, mas as pessoas que estiverem buscando posições no mercado de trabalho podem conferir as 92 que estão disponíveis para esta sexta-feira (29). A descrição de cada uma pode ser acompanhada presencialmente, no local, ou antecipadamente por meio do site da prefeitura.
O Sine está localizado na Rua Bento Gonçalves, 1.901, centro de Caxias. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. As senhas para atendimento são distribuídas das 8h às 9h30min para o período da manhã, e das 13h às 14h30min no período da tarde.