Estrondos parecidos com trovões, mas que parecem vir de debaixo da terra, acompanhados de tremores, foram sentidos por moradores de dois bairros de Caxias do Sul durante a madrugada desta sexta-feira (24).
O Corpo de Bombeiros recebeu quase 30 ligações que relataram a mesma situação nos bairros São Vicente e Jardim América. Os chamados se iniciaram por volta das 3h30 e seguiram até por volta das 5h. Mas, segundo os bombeiros, quem ligava dizia que as ocorrências teriam iniciado ainda antes, por volta das 2h30min. Os supostos tremores não causaram, a princípio, nenhum dano em residências ou no solo, e por isso os Bombeiros não chegaram a se deslocar para os bairros.
Em julho, a Defesa Civil recebeu cerca de 25 ligações de moradores dos bairros Castelo e Marianinha, na região de Ana Rech, com relatos parecidos.
De acordo com o geólogo Sérgio Mattana, os tremores sentidos tratam-se de acomodações naturais do solo. Elas são causadas pela água que escorre entre as fissuras da camada de basalto sobre a qual Caxias está instalada:
— Não é da nossa alçada conter isso, porque é da natureza, e vai acontecer quantas vezes for necessário. Não existe perigo nenhum, o máximo que pode acontecer é o susto do tremor. Não temos rochas contínuas, são solos intercalados que, com o passar dos anos, geram cavernas que, quando cedem, geram tremores.