A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul autorizou, na última quinta-feira (9), a contratação de um empréstimo de R$ 30 milhões pela Codeca para a renovação de frota. O financiamento, que será obtido junto ao Badesul Desenvolvimento, é a aposta da companhia para superar as dificuldades que resultaram em falhas na prestação dos serviços de coleta de lixo nos últimos anos. O montante será suficiente para a aquisição de 16 caminhões, 11 vans, nove veículos leves e oito máquinas utilizadas em obras.
Embora não seja o único serviço prestado pela companhia a ser afetado pelas dificuldades financeiras, os problemas na coleta de lixo orgânico e seletivo foram os mais percebidos pela população nos últimos anos. Se tornou corriqueiro, por exemplo, o recolhimento deixar de ser realizado no dia e horário previsto em parte da cidade.
Segundo a Codeca, a "queima" de rotas ocorria devido à ausência de caminhões em serviço por necessidade de manutenção. Na justificativa do projeto de lei para contratar o empréstimo, a empresa afirma que a frota obsoleta — com idade média acima de 20 anos — exige longos períodos de manutenção. Os reparos, nesses casos, costumam ser corretivos, já que, segundo a companhia, a capacidade atual não permite realizar manutenção preventiva sob risco de impactar as ações de coleta, varrição e capina. Além disso, os caminhões antigos são mais poluentes, consomem mais combustível e têm manutenção mais cara.
Para amenizar o problema nos últimos tempos, a opção foi alugar parte da frota. Dessa forma, é possível encaminhar os veículos para o conserto sem prejudicar o atendimento à população e a realização de obras públicas. A Codeca afirma que a medida resolveu os problemas de prestação de serviço, mas acabou aumentando o custo operacional. Por conta disso, a contratação do empréstimo é visto como a melhor forma de garantir a qualidade das atividades ao mesmo tempo que contribui para a recuperação financeira da empresa.
— A linha de crédito aprovada para o investimento impactará positivamente a performance financeira da Codeca, reduzindo os custos operacionais através da substituição de equipamentos antigos e com um elevado nível de manutenção por uma frota de veículos e equipamentos novos. O desempenho econômico da Codeca será, dessa forma, melhorado a curto e médio prazo com a implantação de um processo de renovação contínua do parque de máquinas e equipamentos — destaca o diretor administrativo-financeiro da companhia, Gabriel Ramos.
Mais caminhões para coleta
Entre os caminhões a serem comprados estão quatro equipados com o sistema "lifter". São os veículos tradicionalmente utilizados na coleta manual tanto de resíduos orgânicos quanto seletivos. Eles também podem ser utilizados nas coletas dos contêineres amarelos. Atualmente, a empresa conta com 13 caminhões do tipo e deve ficar com 17 após a aquisição.
Já para a coleta mecanizada está prevista a compra de um caminhão com braço lateral, capaz de virar os contêineres orgânicos. Ele vai se somar aos três já existentes. Quando estiverem em operação, eles serão capazes de suprir a operação mesmo que algum veículo mais antigo esteja em reparos.
Para o setor de obras, um dos equipamentos que serão adquiridos é um rolo compressos liso, para compactação de solo e reparos em vias asfaltadas.
— As obras realizadas pela companhia na cidade ganharão celeridade e um acréscimo ainda maior de qualidade com o incremento de equipamentos — garante Ramos.
Para a frota nova entrar em operação, além de formalizar o empréstimo, ainda é necessário encaminhar o processo de compra dos itens. Serão diversas licitações divididas por tipo de veículo. Algumas já foram lançadas, como os de caminhões de coleta de lixo e do rolo compressor. Apesar disso, ainda não há data para o início da operação, uma vez que os trâmites ainda estão em andamento.