A queda de uma árvore no prédio que abriga a reserva técnica do Museu do Imigrante, em Bento Gonçalves, forçou a instituição a fechar as portas por tempo indeterminado. O incidente que aconteceu na manhã desta terça-feira (28), por volta das 9h30min. No momento, não havia pessoas no prédio e nenhum artigo histórico foi danificado.
Para evitar danos, a coordenação do museu optou por interditar a instituição até avaliação dos danos no solo pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM), que também foi acionada para realizar a poda e remoção dos destroços. O Acervo Histórico (prédio principal), que passou por reformas nos anos de 2010 e 2016, não sofreu danos com a queda.
A museóloga da instituição, Deise Formolo, esclarece que atividades como a curadoria de peças, zelo do acervo e planejamento de atividades oferecidas no prédio são desenvolvidas dentro da estrutura danificada. Além do prédio, uma carroça decorativa também foi atingida.
— O acervo que está sob a guarda da instituição não pode ficar em risco. Além disso, outra árvore, próxima a que caiu, apresenta risco de queda e deixar a parte expositiva aberta significa colocar os transeuntes e visitantes em risco também — afirma a museóloga.
O Museu do Imigrante, localizado na Rua Herny Hugo Dreher, 127, no bairro Planalto, é uma instituição pública municipal, vinculada à Fundação Casa das Artes (FCA), que tem como instituição mantenedora a prefeitura de Bento Gonçalves.