O Muri Recicla é um projeto desenvolvido pelo Colégio Murialdo, de Caxias do Sul, com objetivo de estimular e ensinar alunos do Ensino Fundamental sobre a importância de separar e dar o descarte correto ao lixo eletrônico. Com isso, uma caixa nas cores azul e verde ficará fixada no estacionamento do colégio, na Rua Flores da Cunha, 1.740, no Centro, como ponto de coleta de resíduos eletrônicos inutilizados.
— Os alunos do terceiro ao nono ano estão envolvidos com o projeto. Cada turno está participando de atividades relacionadas à conscientização, em que os professores também são envolvidos trabalhando o tema em sala de aula. É uma prática muito interessante, pois conseguimos unir o aprendizado na sala com a prática — explica a coordenadora administrativa do Colégio Murialdo, Melissa Rodrigues.
No local, estão sendo recolhidos celulares, equipamentos de informática, de áudio, de vídeo e eletrônicos diversos. Não serão recebidas pilhas, baterias e lâmpadas usadas. Além disso, pontos de coleta foram instalados nos corredores da instituição para que os alunos e funcionários possam efetuar o descarte de pequenos componentes eletrônicos.
— A empresa que vai fazer a coleta pesa os resíduos eletrônicos e, cada item tem um peso e um valor simbólico. Esse valor que vamos arrecadar será todo revertido em ações e projetos sociais que o colégio realiza ao longo do ano. Nosso objetivo não é arrecadar esse valor, e sim, a conscientização e a educação dos alunos em relação ao meio ambiente — ressalta Melissa.