Com 78 idosos, o Lar da Velhice São Francisco de Assis, em Caxias do Sul, precisa de doações de alimentos não-perecíveis. Os itens mais necessários são café, óleo, leite, açúcar, arroz, massa, biscoito, adoçante líquido, geleia diet, farinha de trigo e amido de milho. As doações podem ser entregues na Rua Antônio Pieruccini, 85, no bairro Marechal Floriano, em qualquer horário.
A instituição passou recentemente por reformas para a construção de um novo refeitório e de novos vestiários para os funcionários. A área que recebeu intervenções conta com aproximadamente 850 metros quadrados. A obra, realizada em um ano, custou R$ 1 milhão, e foi inaugurada na última segunda-feira (2). A reforma foi realizada com recursos do programa Pró-Social, da Secretaria de Assistência Social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O novo refeitório é amplo e com luz natural, sendo que, por meio de uma parede de vidros, os idosos têm contato com a área externa.
—O impacto para eles é, principalmente, na qualidade de vida. Com uma área maior e ótima luminosidade, poderão fazer as refeições olhando o jardim, vendo o amanhecer, anoitecer, chuva e sol. Isso traz alegria, traz vida. A obra toda não tem degraus, evitando risco de quedas — afirma o diretor da instituição, Valdir Costella.
O espaço também conta com uma nova câmara fria, refeitório para os funcionários, espaço para armazenamento de frutas e estoque. O Lar fornece hospedagem, alimentação e serviços de saúde e convivência, mantendo-se com doações. Sem fins lucrativos, está localizado no bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul, e preza pelo atendimento de idosos que não têm condições de viver com as famílias.
Informações podem ser obtidas pelo número (54) 98412-5530. Também são aceitas roupas em bom estado, fraldas, itens de higiene e limpeza e roupas de cama.
Recanto Frei Salvador também recebeu verba
A obra do Recanto da Compaixão Frei Salvador também recebeu um repasse de R$ 3 milhões do Pró-Social RS. O cronograma inicial previa a entrega completa para novembro, mas a data precisou ser alterada justamente pelo atraso no repasse do programa. A inauguração do primeiro andar ocorrerá no dia 29 de novembro, às 17h.
O pavimento que será entregue tem capacidade para receber até 48 idosos em 13 suítes, além de refeitório, cozinha e espaço de enfermagem. A construção, que é idealizada pelo Projeto Mão Amiga, pretende acolher, no total, até 125 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde que foi idealizada, a Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) conta com doações de pessoas físicas e jurídicas, além de recursos arrecadados em ações beneficentes e repasses como o do Pró-Social RS. A conclusão de todo o espaço é prevista para os primeiros meses de 2024.
Como ajudar
:: Por pix: chave CNPJ 11.453.014/0004-20.
:: Depósito bancário: Sicredi (748), agência 0101, conta 50468-2, CNPJ 11.453.014/0004-20, em nome de Associação Mão Amiga (Recanto).
:: Também é possível se cadastrar como madrinha ou padrinho do projeto, por meio de formulário online, para contribuir mensalmente.
:: Mais informações: no site do Recanto da Compaixão ou pelo WhatsApp (54) 98410-0101.