A prefeitura de Cambará do Sul realiza um leilão de 48 cabeças de gado na sexta-feira (20) para arrecadar recursos para o hospital municipal. Os 48 animais foram doados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) após operação nos Parques Nacionais Aparados da Serra e da Serra Geral. O prefeito Ivan do Amaral Borges afirma que fez o pedido para doação e que a verba será usada para investimentos na Fundação Hospitalar São José.
— Vai servir para o custeio do hospital, do atendimento, de medicamentos e obras. Depois, a direção presta contas para nós, Câmara de Vereadores e sociedade sobre onde foi aplicado esse dinheiro — explica o prefeito.
O leilão ocorre no Parque de Arremates Azulega, a partir de 13h30min. Dos 48 animais, 42 são adultos e seis bezerros. O prefeito informa que o leilão segue o valor do quilo do gado vivo praticado no dia, sendo do tipo maior lance e oferta. A expectativa é de muitos compradores:
— Sempre lota a pista de arremate do município. Nós esperamos que aconteça também, até porque é um benefício para o hospital.
Apreensão de gado nos parques
Conforme a assessoria de imprensa do ICMBio, os gados foram apreendidos na Operação Sempre Alerta II, em setembro. A ação do órgão federal consistiu na retirada dos animais de terras desapropriadas no interior dos Parques Nacionais Aparados da Serra e da Serra Geral, onde estão localizados os cânions Itaimbezinho e Fortaleza. No total, foram 193 animais apreendidos.
Destes, 104 foram doados para o governo do Estado. Conforme a assessoria da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, os animais foram transferidos para o Centro de Pesquisas da pasta, em Hulha Negra. O local é destinado para a produção animal e onde um rebanho com outros bovinos são mantidos para disponibilização para pesquisas.
Além dos 48 doados, outros 41 tiveram o proprietário nomeado como fiel depositário — já que houve dificuldade para embarque e transporte. Ou seja, esse proprietário fica responsável pela guarda e preservação dos bovinos.
Parque da Serra Geral recebeu novas áreas em setembro
Em nota para a imprensa, em setembro, o ICMBio informou que recebeu uma área de 1,6 mil hectares para o Parque Nacional da Serra Geral. O terreno foi adquirido a partir de compra judicial iniciada em 1996. Em outubro do ano passado, o parque tinha recebido a posse de mais 1,2 mil hectares.
A área obtida neste ano inclui a borda norte do Cânion Malacara, o Cânion Churriado, indo até a borda sul do Cânion Fortaleza e incluindo a microbacia do Arroio Segredo. A microbacia é o único lugar do mundo em existe a espécie esponja-corvomênia.