Um novo projeto está em andamento para promover oficinas pedagógicas no turno inverso da escola a mais de 150 alunos da rede municipal de ensino de Veranópolis. As atividades começam neste mês e seguem até dezembro deste ano. Vão participar dos encontros estudantes do 3º, 4º, 8º e 9º anos. O programa é resultado de uma parceira inédita na região entre o município e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) de Bento Gonçalves.
De acordo com a prefeitura do município, a ideia é proporcionar atividades lúdicas que mesclem aprendizado e desenvolvimento psicossocial. Estão previstos jogos matemáticos, experimentoteca, escrita criativa, aquarela kids, informática e robótica. As seis oficinas vão oferecer aos estudantes atividades regulares, durante o período oposto às aulas, que proporcionem aprendizado e desenvolvimento em áreas diversificadas.
Conforme a Secretaria de Educação, Esportes, Lazer e Juventude de Veranópolis, as atividades extracurriculares permitem acesso a uma educação mais abrangente, que amplia o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais, sociais e culturais, e assim contribui para uma formação integral dos alunos.
— O projeto significa um passo de fortalecimento à qualificação do atendimento às necessidades de nossos educandos. As oficinas oferecidas e pensadas, de acordo com a nossa realidade local, certamente agregará significativamente o desenvolvimento cognitivo dos alunos. A grande adesão das famílias nas propostas nos deixa muito satisfeitos e, ainda mais comprometidos para que essa proposta seja consolidada e ampliada no decorrer do tempo — afirma a Secretária de Educação, Izabel Cristina Durli Menin.
A diretora do Senac Bento Gonçalves, Rosângela Jardim, explicou que a unidade do Senac atende a 23 municípios na área de abrangência, entre eles Veranópolis:
— De maneira inédita e pioneira, o município se destaca na Serra Gaúcha pela iniciativa, firmando essa parceria com o Senac, para elevar ainda mais o índice educacional dos alunos da rede do ensino fundamental, demonstrando que Educação é um pilar extremamente importante para a sociedade.
O primeiro encontro ocorreu na última terça-feira (29), durante o lançamento do projeto na Casa da Cultura Frei Rovílio Costa em Veranópolis. Participaram alunos, familiares e a comunidade escolar. Os estudantes receberam um material básico das oficinas e conheceram os professores.