A licitação para obra de reformulação do acesso ao bairro Planalto, na BR-116, em Caxias do Sul, tem uma empresa interessada. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (14) pela prefeitura, que recebeu apenas uma proposta no certame. Neste momento, a Central de Licitações (Cenlic) do município precisa analisar a proposta da concorrente para aprová-la ou não. Caso esteja tudo conforme solicitado na licitação, o resultado é publicado e o próximo passo é a assinatura de contrato.
A empresa que se apresenta para a obra é a SUV Empreendimentos LTDA, de Porto Alegre. De acordo com o diretor da Cenlic, Leonardo Correa, a concorrente já foi habilitada. Isto é, a documentação inicial foi aprovada e o orçamento da empresa está dentro do máximo estipulado pela prefeitura para a obra, que é de cerca de R$ 4,7 milhões. O próximo passo é a análise de 84 pontos da proposta, o que deve durar entre uma e duas semanas.
— Preliminarmente, verificamos que a proposta dela está dentro do valor lançado. Agora, precisamos analisar o conteúdo da proposta — explica Correa.
São pontos como encargo social, cronograma, benefícios ou bonificações e despesas indiretas (BDI), entre outros. Os itens são mais técnicos e também contam com apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp).
Vencida a etapa da análise da proposta e aprovados os pontos, o resultado da licitação pode ser publicado. A partir disso, a empresa deve apresentar a documentação final pedida na solicitação. Depois, a assinatura do contrato pode ser feita.
De acordo com a assessoria da prefeitura, o cronograma para a obra só será definido a partir de uma possível assinatura do contrato.
Remodelação com faixa maior e semáforos
A remodelação do acesso prevê 150 metros de faixa de espera para os veículos que entram no Planalto a partir do sentido Ana Rech-Galópolis. Dessa forma, os motoristas precisarão acessar uma nova alça de retorno, que será construída junto ao acostamento do sentido contrário. Já os motoristas que saem do bairro e acessam a Rua Pedro Benjamin Stalivieri, em direção ao bairro Cristo Redentor, poderão cruzar diretamente as pistas da rodovia, ao contrário do que ocorre atualmente, com a utilização de um recuo junto ao canteiro central.
Além disso, serão instalados semáforos no cruzamento da rodovia com a Avenida Marcopolo e com a Rua Pedro Benjamin Stalivieri, facilitando a travessia dos veículos que saem do Planalto em direção ao bairro Cristo Redentor. Já o cruzamento da via pelos pedestres também terá o auxílio de sinaleiras e ainda de lombofaixas (faixas de pedestres pintadas em cima de lombadas).