As castrações feitas via convênio entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e o Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) começaram nesta semana. A expectativa é de que mais de 8 mil sejam feitas no período de um ano, com uma média mensal superior a 670. O contrato prevê o aporte público de R$ 2,5 milhões no período de um ano de vigência.
Com o convênio também está sendo ampliado o número de castrações de cães e gatos de tutores de baixa renda e de animais que não tenham tutores, sendo oferecido o transporte de pequenos animais para esterilização. A parceria disponibiliza plantão 24 horas por dia para atendimento a cães e gatos e será possível ampliar a realização de exames e internações de animais resgatados.
Conforme o diretor do IHVET, Leandro do Monte Ribas, os tutores devem ficar atentos ao modelo de atendimento. Segundo ele, as castrações e consultas são encaminhadas pela Semma, não sendo possível que as pessoas levem os animais diretamente ao Instituto.
— Quem faz o contato oficial conosco é a Semma, que leva os animais para atendimentos clínicos, emergência e urgências. Nas castrações, a Semma disponibilizou transporte, está no convênio, e a gente agenda com o tutor que está no cadastro.
Os tutores de baixa renda precisam fazer a solicitação diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou na própria Semma, comprovando que estão em situação de vulnerabilidade social. Posteriormente, as fichas são encaminhadas ao IHVET que, por sua vez, define o agendamento.
O hospital conta hoje com 18 médicos veterinários para esses atendimentos, sendo três responsáveis pelas castrações e outros três que atuam na preparação, além de auxiliares, técnicos e acadêmicos bolsistas.
— Tem todo um cuidado, um respeito, controle de dor, de infecções, com procedimento menos doloroso — afirmou o diretor do IHVET.
No convênio também estão previstos mutirões em bairros para agilizar e reduzir a fila de espera para esses atendimentos. Em breve, a Semma divulgará um cronograma para essas ações no município.
Além do convênio com a UCS, a prefeitura tem contratada desde maio a empresa Animali Centro Médico Veterinário para a castração de felinos e cães. A medida foi possibilitada por meio do repasse do governo do Estado de R$ 274,4 mil, pelo programa “Melhores Amigos”.