Mais um município sofreu os efeitos da forte chuva desta segunda-feira (4) na Serra. Paraí, cidade de quase 8 mil habitantes próxima aos municípios de Nova Bassano e Nova Araçá, teve alagamentos, bloqueio em estradas locais e danos em residências. O prefeito Oscar Dall'Agnol (PP) relata que famílias perderam moradias e precisaram abrigar-se na casa de parentes ou amigos. Um levantamento está sendo realizado para detalhar os números do estrago.
Conforme números preliminares da prefeitura, cinco famílias estão desabrigadas, 25 vias urbanas e vicinais e cinco pontes estão bloqueadas, e duas pontes caíram no interior do município.
— Teve famílias que perderam casas próximas ao Rio Carreiro, que subiu muito. Ou ainda, casas que foram invadidas pela água, estragando móveis e utensílios — descreve o prefeito.
A comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes é uma das mais afetadas. Conforme Dall'Agnol, o único acesso à cidade hoje é por Nova Araçá. As passagens pelos municípios de São Domingos do Sul e Guabiju estão bloqueadas por conta da água.
Também por conta da forte chuva, as aulas das escolas municipais e estaduais foram canceladas na segunda e terça-feira (5). Conforme comunicado, apenas a Escola Municipal de Edução Infantil (Emei) Abelinha e a Emei Espaço do Aprender atendem normalmente na terça.
O prefeito afirma que a assistência social do município trabalha para auxiliar as famílias. Além disso, a prefeitura busca desobstruir as estradas para não prejudicar o transporte de aves, suínos e leite - principal fonte de renda do município. O Corpo de Bombeiros Militar de Veranópolis também prestou apoio para resgatar famílias que estavam ilhadas.
Dall'Agnol acredita que o município decretará situação de emergência. Porém, ainda não há previsão para a publicação porque o relatório sobre os estragos em Paraí precisa ser finalizado:
— Creio eu que não tenha outra alternativa se não decretar situação de emergência. Até para que a gente possa facilitar algumas ações, alguma despesa pública com mais agilidade para atender a situação que se apresenta, que realmente é emergente. Como órgão público, temos que tomar algumas ações rápidas. Tem famílias desalojadas, tem famílias que estão indo para casa de parentes, tem casas que foram levadas.