A Defesa Civil atendeu ocorrências causadas pela chuva que atinge Caxias do Sul nesta segunda-feira (4). Ao longo do dia, cerca de 50 chamados foram averiguados em diferentes bairros do município, como quedas de árvores, alagamentos e destelhamentos. Lonas também foram distribuídas para moradores. Não há pessoas desalojadas.
Conforme o coordenador da Defesa Civil, Luis Fernando Pinheiro, uma parte do bairro Planalto estava sem energia elétrica. A equipe da RGE foi até o local para solucionar o problema.
— Esse total de ocorrências em um dia é o maior número de atendimentos que já tivemos desde que assumi a coordenadoria, há um ano — conta Pinheiro.
De acordo com medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), entre sexta-feira (1º) e a tarde desta segunda, choveu 178,8 milímetros na cidade. A média de chuva para o mês em Caxias é de 163 milímetros, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Além das ocorrências na cidade, a chuva provocou bloqueios em rodovias da Serra nesta segunda. Havia pelo menos 11 pontos de interdição total ou parcial em rodovias estaduais como a RS-122, a RS-110 e RS-431, além da BR-116.